Agricultores reclamam apoios após destruição de culturas no Fundão

| Economia
Porto Canal com Lusa

Fundão, Castelo Branco, 13 abr 2021 (Lusa) - A Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco (ADACB) reclamou hoje apoios para os produtores que viram as culturas gravemente afetadas após uma violenta queda de chuva e granizo, na sexta-feira, na zona sul do concelho do Fundão.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta associação com sede no Fundão lembra que a queda de chuva e granizo afetou "brutalmente as culturas agrícolas do concelho", em particular nas localidades de Póvoa de Atalaia, Atalaia do Campo, Castelo Novo e Soalheira.

Sublinhando que está em causa uma "importante zona de pomares de cereja, pêssego e vinha", e que a intempérie provocou graves prejuízos, a ADACB "reclama medidas concretas de apoio para a minimização de prejuízos".

Além disso, manifesta solidariedade e coloca-se ao dispor das autoridades competentes para que este apoio seja efetivado.

Frisando que, devido às alterações climáticas, os fenómenos meteorológicos extremos são cada vez mais frequentes, a ADACB reitera a exigência de um seguro público adequado à realidade agrícola.

Na sequência deste incidente, a Câmara do Fundão também já informou que está a realizar um relatório de toda a situação para apresentar ao Governo, de modo a que possam ser acionadas linhas que ajudem agricultores e proprietários.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.