Info

Uma centena de líderes europeus pedem a Biden aliança transatlântica sobre o clima

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 13 abr 2021 (Lusa) - Uma centena de políticos e empresários europeus apelaram ao Presidente norte-americano, Joe Biden, para formar uma aliança com a União Europeia no combate às alterações climáticas, começando pela neutralidade das emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2030.

"A parceria EUA-UE é fundamental para enfrentar as alterações climáticas e permitir uma transição justa e sustentável. Juntos, somos responsáveis por cerca de 25% das emissões globais de CO2 e 40% do PIB global", dizem várias figuras proeminentes numa carta aberta iniciada pelo presidente do Comité do Ambiente do Parlamento Europeu, Pascal Canfin.

Os signatários exortaram Washington a "estar à altura das suas ambições, adotando uma meta climática de pelo menos 50% de redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030", em comparação com 2005.

A carta foi publicada em vésperas da cimeira virtual sobre o clima organizada pela Casa Branca nos dias 22 e 23 de abril, com líderes de países da UE, como a Alemanha, Itália, Espanha e Polónia, bem como México, Jamaica e Indonésia, entre outros.

"Atuando em conjunto, podemos fazer a diferença", escreveram os signatários, que incluem responsáveis de empresas como a Ikea, LEGO, Axa, H&M, Scania e Renault, além de eurodeputados do Partido Popular Europeu, a maior família política europeia, Socialistas e Democratas, Renovar Europa (Liberais) e Verdes.

A carta sublinha que a Europa decidiu empenhar-se fortemente no clima, na sequência da crise do coronavírus, e que espera que os Estados Unidos avancem na mesma direção, "para criar um movimento global (...) em direção a um novo modelo de prosperidade".

Segundo os signatários, a adoção deste objetivo comum lançaria as bases para "construir uma nova cooperação transatlântica", apelando a Biden para que "os EUA sejam tão ousados e ambiciosos" como a UE com o Pacto Verde Europeu.

PTA // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

União Europeia assina contrato com a Pfizer para comprar 1,8 mil milhões de doses de vacinas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje um novo contrato para comprar até 1,8 mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 da BioNTech-Pfizer, até 2023.

Covid-19: BioNTech confiante na eficácia de sua vacina contra a variante indiana

O fundador e diretor do laboratório BioNTech, Ugur Sahin, disse hoje estar "confiante" na eficácia da sua vacina, desenvolvida com o grupo americano Pfizer, contra a variante indiana da covid-19.

Covid-19: Mais de 2,9 milhões de pessoas têm pelo menos uma dose da vacina

Lisboa, 11 mai 2021 (Lusa) -- Mais de 2,9 milhões de pessoas já foram vacinados em Portugal contra a covid-19, dos quais mais de 1,1 milhões têm a vacinação completa, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m