Info

Líder da Fed diz que vacinação põe economia dos EUA perto de uma abertura total

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 08 abr 2021 (Lusa) - O presidente da Reserva Federal (Fed) afirmou hoje que os avanços na vacinação nos Estados Unidos colocam o país "no caminho de uma abertura total da economia em breve", mas assinalou que a recuperação ainda "é incompleta e desigual".

"Queremos ver um conjunto de meses com relatórios sobre o desemprego como o de março (quando foram criados mais de 900 mil postos de trabalho e a taxa de desemprego caiu para 6%) de forma a que possamos avançar para os nossos objetivos", disse Jerome Powell, num debate sobre economia global com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, no âmbito das reuniões de primavera do FMI e Banco Mundial.

Powell reconheceu que o ritmo rápido de vacinação nos Estados Unidos, com mais de 3 milhões de doses administradas diariamente, coloca o país "no caminho de uma abertura total em breve".

No entanto, reiterou que a política de estímulos monetários vai continuar por mais tempo, já que "a recuperação ainda é incompleta e desigual" com mais de 8,5 milhões de desempregados.

Sobre os receios de um possível aumento da inflação, Powell insistiu que a Fed antecipa uma subida dos preços "temporária e transitória", considerando que "não deve ser um problema".

O FMI reviu em alta as suas previsões de crescimento para a economia norte-americana em 2021 para 6,4%, quando em janeiro antecipava 5,1%, apontando a economia norte-americana e a chinesa como impulsionadoras da recuperação global.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Covid-19: Autoridades de saúde dos EUA recomendam suspender vacina J&J para investigar efeitos

Autoridades de saúde dos Estados Unidos recomendaram hoje "uma pausa" na administração da vacina anti-covid-19 de dose única Johnson & Johnson, para permitir investigar relatos de coágulos sanguíneos potencialmente associados à toma do fármaco.

Japão decide despejar água processada da central eléctrica de Fukushima no Oceano Pacífico

O Governo japonês decidiu hoje que a água processada armazenada na central nuclear de Fukushima será descarregada no Oceano Pacífico, após tratamento para remover a maior parte dos elementos radioativos.

Covid-19: OMS alerta para crescimento exponencial da pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o aumento do número de casos de covid-19 em sete semanas consecutivas e do número de mortes em quatro semanas, sublinhando que a pandemia "está a crescer exponencialmente".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m