Info

Convento São Francisco em Coimbra recebeu 335 mil pessoas em cinco anos

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 08 abr 2021 (Lusa) - O Convento São Francisco, que foi aberto em 2016, acolheu nos seus primeiros cinco anos de existência cerca de 205 mil espetadores e mais de 130 mil congressistas, afirmou hoje o presidente da Câmara de Coimbra.

O espaço cultural e centro de congressos de Coimbra permitiu "novos espetáculos de grande envergadura", "a integração da cidade em novos circuitos culturais", a ampliação de "eventos que já existiam na cidade" e a possibilidade de surgirem "novos projetos e artistas", salientou Manuel Machado, que falava na cerimónia de inauguração de uma exposição de fotografia que percorre os cinco anos de vida do Convento São Francisco.

"Pelo que já afirmei, é justo dizer que o Convento reafirmou Coimbra como uma cidade culturalmente ativa, cosmopolita, moderna, atrativa e com um espaço físico capaz de acolher todos os que querem mostrar a sua arte, promover os seus negócios, refletir sobre as mais variadas matérias científicas ou técnicas", disse.

Em declarações aos jornalistas, Manuel Machado vincou que, assim que seja "vencida a pandemia", o Convento São Francisco "vai retomar toda a dinâmica que tinha antes de 11 de março [de 2020] e com redobrada força".

O presidente do município considerou que, ao fim de cinco anos de funcionamento, tornou-se evidente de que, "contrariamente ao espírito que alguns tinham", o Convento não se transformou num "eucalipto", que secasse "todos os espaços culturais nas redondezas".

Questionado sobre o modelo de gestão para aquele espaço cultural, Manuel Machado frisou que "nenhuma solução está afastada".

Porém, referiu, a gestão direta por parte da Câmara Municipal, com a criação de uma unidade orgânica específica para o Convento São Francisco, "tem dado bons resultados, no número de congressos e congressistas, no número de eventos culturais e sociais".

"Vamos continuar neste modelo", asseverou, notando, no entanto, que um modelo de gestão direta "dá mais trabalho a todos, incluindo ao presidente da Câmara".

JGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Covid-19: Mais 408 casos, cinco mortes e menos 20 pessoas internadas

Portugal tem hoje menos 20 pessoas internadas com covid-19, registando-se 408 casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 e mais cinco mortes nas últimas 24 horas, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Ministra diz que é prematuro falar de pausa na vacina da Janssen

A Ministra da Saúde, Marta Temido, considerou ser ainda muito cedo para comentar a recomendação hoje emitida pelas autoridades de saúde dos Estados Unidos para uma pausa na administração da vacina contra a covid-19 da Janssen.

Variante da África do Sul aumenta em Portugal e gera preocupação

A variante do vírus SARS-CoV-2 identificada na África do Sul está a gerar "alguma preocupação" pelo crescimento recente em Portugal, admitiu hoje o investigador João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m