CCDR-N admite erro e diz que parte de hotel em Gondomar viola Reserva Ecológica

CCDR-N admite erro e diz que parte de hotel em Gondomar viola Reserva Ecológica
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N) disse hoje que uma pequena parte do hotel em construção em Gondomar está em Reserva Ecológica Nacional (REN) e que houve erro de análise na elaboração do parecer favorável.

“Considera-se hoje que possa ter havido lugar a um erro material de análise da interferência na área de REN, considerando as diferentes escalas gráficas de apreciação – as do projeto e as da carta da REN - correspondente a 3,2 milímetros da carta da REN, sugerindo estar fora dessa delimitação. Com efeito, 92% da área de implantação do projeto de hotel não está abrangida pela REN”, descreve o esclarecimento da CCDR-N à Lusa.

E acrescenta: “Afigura-se, assim, que alterações introduzidas ao PIP [Pedido de Informação Prévia] pelo promotor e consequente entrega de sucessivos elementos, conjugado com esse erro material de análise, tenha conduzido à pronúncia favorável, em maio de 2008”.

“Analisada a atual carta da REN de Gondomar em vigor (de 2015) constata-se que grande parte da área em causa, afeta ao estabelecimento hoteleiro, está fora do perímetro do compromisso da REN, havendo apenas uma parte residual que continua a integrar essa Reserva Nacional”, relata a CCDR-N à Lusa.

No esclarecimento, a CCDR-N pronuncia-se sobre os aspetos que motivaram no início de fevereiro a denúncia apresentada por um grupo de moradores da Ribeira de Abade, em Valbom, que se dizem prejudicados pela construção do hotel junto ao rio Douro e que este viola o Plano Diretor Municipal.

A CCDR-N observa que os “primeiros procedimentos relativos ao projeto decorrem no âmbito de um PIP e remontam na CCDR-N a 2008”, frisando que desde então decorreram “alterações ao modelo de organização do Estado”.

“Pela Direção de Serviços do Litoral (DSL) [cujas competências transitaram em 2008 para a Administração da Região Hidrográfica e, em 2012, para a Agência Portuguesa do Ambiente] e pela Direção de Serviços de Ordenamento do Território (DSOT) desta CCDR foram elaborados pareceres desfavoráveis, em julho e agosto de 2007, que mereceram concordância superior”, acrescenta o documento.

Nas respetivas informações, lê-se ainda, “refere-se que o terreno implanta-se na faixa marginal de 50 metros de largura contígua ao leito do rio Douro, presumindo-se afeta ao domínio público hídrico, em área inundável, e sendo uma nova edificação não constitui colmatação de frente urbana, considerando-se que o edifício apresentado é de grande dimensão e volumetria e que a sua implantação no território cria uma barreira à encosta urbana já existente alterando a escala do local”.

De acordo com a CCDR-N que “a 08 de novembro de 2007, foi apresentado um aditamento ao PIP com alterações e justificações para emissão de novo parecer, elaborado em janeiro de 2008, onde se refere que, embora o edifício se implante em área inundável, as cheias poderão não pôr em causa pessoas e bens uma vez que não há pisos utilizáveis abaixo da cota de cheia e o acesso aos pisos utilizáveis poderá fazer-se a uma cota superior”.

No que respeita à afetação do domínio hídrico foi proferido “despacho superior no sentido de considerar que a construção não afeta o escoamento dos caudais de cheia”, tendo em conta quer o número de pisos do edifício quer o seu acesso ficam acima da cota da máxima cheia”, pelo que se considerou “não existirem razões para inviabilizar a construção do hotel”.

Após a denúncia, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) solicitou à CCDR-N, em fevereiro, informações relativas ao projeto.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.