Info

Covid-19: Maia prepara segundo centro de vacinação no pavilhão de Gueifães

Covid-19: Maia prepara segundo centro de vacinação no pavilhão de Gueifães
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara da Maia, no distrito do Porto, anunciou hoje que vai instalar no pavilhão de Gueifães um segundo centro de vacinação com 12 postos para inoculação e capacidade para vacinar 2.400 pessoas por dia.

Com este segundo posto, a Maia estima que aumentará a capacidade de vacinação no concelho para 3.200 pessoas por dia.

Em comunicado, a Câmara da Maia apontou que o novo centro abrirá no Pavilhão Municipal de Gueifães II, na semana de 12 a 16 de abril, ou seja, a partir de segunda-feira, altura em que o país entra na segunda fase de vacinação.

O novo centro terá 12 postos para inoculação, acrescenta a autarquia.

Atualmente, está em funcionamento o Centro de Vacinação Covid Maia I, que funciona em Gemunde, nas instalações da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia e tem capacidade para vacinar 800 pessoas por dia.

De acordo com a autarquia, desde 20 de março mais de 14.000 utentes foram vacinados da Maia, dos quais 3.200 com as duas doses.

A câmara acrescenta que 90% da população do concelho com mais de 80 anos está vacinada com a primeira dose e que foram transportados 144 utentes para este centro.

O serviço de transporte é assegurado pelas juntas de freguesia, Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, Bombeiros Voluntários de Pedrouços e da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia.

De acordo com dados publicados no ‘site’ da Direção-Geral da Saúde, a segunda fase de vacinação é dedicada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, que não tenham sido vacinadas previamente, bem como pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica, insuficiência hepática, hipertensão arterial e obesidade.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.862.002 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.887 pessoas dos 824.368 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Porto e Vila Nova de Gaia criam agrupamento de entidades adjudicantes para nova ponte

Porto e de Vila Nova de Gaia querem criar um agrupamento de entidades adjudicantes para avançar com o contrato de conceção e construção da nova ponte sobre o Douro, revela uma proposta que a autarquia gaiense discute na segunda-feira.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

Zoom Zoom Z o o m