Pescadores protestam na Póvoa de Varzim por “desprezo por parte do Governo”

| Norte
Porto Canal

Cerca de 1500 pescadores manifestam-se, na manhã desta quarta-feira, na Póvoa de Varzim. “A pesca tem sido desprezada por este Governo e as multas têm sido constantes” afirma João Pacheco, da Associação Viana Pesca.

As embarcações não saíram do mar nesta quarta-feira desde Viana do Castelo até à Figueira da Foz.

João Pacheco diz que “a unidade de controlo marítimo costeiro está constantemente a multar os pescadores”, acrescenta ainda que “no Norte o máximo que uma embarcação de pesca faz de dias de mar são 180 dias”.

O membro da Associação Viana Pesca refere que “a pesca não é um trabalho com o horário das nove às seis horas” e confessa que sente “um desprezo por parte do Governo, o que faz parecer que querem acabar com o setor primário”.

“Há pescadores que foram multados três vezes numa semana, porque alegadamente o barco não estaria em condições de embarcar e todos os pescadores verificam o equipamento antes de sair para o mar, para o bem deles próprios e de todos”, garante João Pacheco.

+ notícias: Norte

Portugal lidera ranking europeu contra uso de sacos de plástico leve

De acordo com dados recolhidos, desde 2018, os portugueses são os que menos consomem sacos de plástico leve, fornecidos nas superfícies comerciais.

Vila Real quer tradições como o “pito” e o andor da Pena no Património Imaterial

Vila Real quer tradições como o “pito” e o andor da Pena no Património Imaterial

GNR deteve em Barcelos homem e mulher suspeitos de furto de combustível

A GNR deteve esta segunda-feira um homem, de 40 anos, e uma mulher, de 30, por furto de combustível no concelho de Barcelos, no distrito de Braga, anunciou aquela força.