Pescadores do Norte param atividade em protesto contra “fiscalizações excessivas”

Pescadores do Norte param atividade em protesto contra “fiscalizações excessivas”
| Norte
Porto Canal

Os pescadores da faixa litoral norte de Viana do Castelo à Figueira da Foz vão na quarta-feira parar a atividade em protesto com a "excessiva fiscalização" de que têm sido alvo, informou hoje a associação Apropesca.

Indicando a paragem de cerca de 1500 pescadores, Carlos Cruz, presidente desta organização de produtores de pesca artesanal, com sede na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, disse que as embarcações da região Norte têm sido, no último mês, frequentemente abordadas pelas autoridades para um controlo das condições de trabalho, com uma abrangência que tem causado desagrado.

"Tem havido uma fiscalização excessiva por situações que já não estávamos habituados. Na mesma semana, há embarcações controladas duas ou três vezes, para ver os documentos e fiscalizar horários, tripulantes e material, o que perturba a atividade", explicou à Agência Lusa o dirigente.

Carlos Cruz lembrou que muitas das situações que são alvo das fiscalizações estão ainda ser negociadas pelas associações do setor com a Direção-Geral dos Recursos Marítimos, e que, atualmente, os armadores estão a ser multados por "lacunas do Governo".

"Não podemos continuar assim, e por isso decidimos que a partir da meia-noite de quarta-feira parar e às 9:00 estaremos reunidos no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim para mostrar o nosso desagrado", acrescentou.

Segundo o dirigente, a paragem vai abranger mais de uma centena de embarcações, e cerca de 1500 pescadores de Viana do Castelo até à Figueira da Foz.

O presidente da Apropesca disse ter conhecimento que, na sequência de uma reunião entre Direção-Geral dos Recursos Marítimos, a Autoridades das Condições de Trabalho e a Unidade de Controlo Costeiro da GNR, as fiscalizações irão ser suspensas e reavaliadas, mas garantiu que a paragem só será desconvocada quando tal for formalizado.

"Só essa informação não chega para o nosso pessoal. Queremos que seja o Governo a esclarecer toda a situação. Está previsto que quarta-feira a Secretária de Estado da Pescas venha às instalações da Apropesca prestar esclarecimentos. Se agradar ao setor voltamos ao mar, caso contrário ficaremos parados mais tempo", garantiu Carlos Cruz.

Neste protesto, além da Apropesca estarão também envolvidas a Associação de Armadores de Pesca do Norte, a Cooperativa Viana Pesca, a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar e sindicatos representativos do setor.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.