Covid-19: Número de infetados no Irão atinge valor máximo dos últimos 4 meses

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 05 abr 2021 (Lusa) - O número de infeções por covid-19 atingiu o nível mais alto dos últimos quatro meses no Irão, estando a capital do país em alerta sanitário máximo, anunciou hoje o Ministério da Saúde iraniano.

Nas últimas 24 horas, foram identificados 13.890 novos casos confirmados em centros de testes de todo o país, disse a porta-voz do ministério Sima Sadat Lari.

Este é o maior número diário de casos de infeção registado desde 04 de dezembro, quando foram identificados 13.922 infetados em 24 horas, e aproxima-se do pico de 14.051 infeções num só dia alcançado em 28 de novembro.

O número de mortos pelo coronavírus SARS-COV-2 aumentou para 172, o valor mais alto desde 23 de dezembro.

Os contágios dispararam durante os feriados do Ano Novo persa -- o Nowruz - celebrado em 21 de março, sendo que as duas semanas seguintes costumam ser aproveitadas para viajar pelo país e fazer reuniões familiares.

A cidade de Teerão passou a ser classificada como "vermelha", ou seja, está no nível mais alto da escala nacional de risco epidemiológico, pelo que só estão autorizadas as atividades económicas essenciais, como comprar comida ou ir ao hospital.

A pandemia do novo coronavírus superou os 131 milhões de casos de infeção a nível mundial, com mais de 500 mil novos contágios nas últimas 24 horas, indicou hoje um balanço da agência de notícias francesa AFP.

No total, e desde que o novo coronavírus foi identificado na China, em dezembro de 2019, pelo menos 131.213.930 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em todo o mundo.

Desde o início da crise sanitária, a doença covid-19 já provocou pelo menos 2.853.908 vítimas mortais no mundo, sendo que, nas últimas 24 horas, registaram-se mais 6.657 óbitos e 519.076 novos casos da doença.

PMC // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.