CDU critica regras para cabelo, barba e adornos dos Bombeiros Sapadores de Braga

| Norte
Porto Canal com Lusa

A vereadora da CDU na Câmara de Braga, Bárbara Barros, criticou hoje um artigo do Regulamento Interno dos Bombeiros Sapadores do concelho sobre “cabelo, barba e adornos” dos efetivos, considerando que “mexe com direitos e questões constitucionais”.

Falando durante a reunião do executivo, Bárbara Barros disse que aquele artigo contém “considerações exageradas” sobre a apresentação física dos bombeiros, com pormenores “que não farão diferença no serviço, mas já o farão no direito individual de cada um”.

Na resposta, o vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, disse que o objetivo é “salvaguardar o interesse, a segurança e a saúde” dos próprios bombeiros e das populações que servem.

Em causa está o artigo “Cabelo, barba e adornos”, que estipula que o cabelo dos bombeiros masculinos e femininos deve apresentar-se “limpo e cuidado”.

Em relação às mulheres, diz ainda que o cabelo, quando solto, não deve ultrapassar a base do colarinho da camisa, ou então deve ser apanhado na nuca.

Estipula também que o uso de barba “não pode prejudicar a utilização de equipamentos, nomeadamente os de proteção individual”.

Já quanto ao uso de fios, adornos exteriores, pulseiras, anéis, brincos e ‘piercings’, o regulamento diz que “não pode prejudicar o uso adequado de equipamentos de proteção individual nem pôr em causa a segurança dos profissionais e do público”.

“Vai um pouco além daquilo que deveria fazer parte das preocupações do regulamento, mexe com direitos e questões constitucionais”, referiu Bárbara Barros.

O vereador da Proteção Civil disse que o artigo em questão “foi muito atenuado”, porque havia inicialmente “uma posição um bocadinho mais dura”, enquanto os sindicatos “queriam muita mais flexibilidade”.

Segundo Altino Bessa, o objetivo não é impor “qualquer tipo de restrições à liberdade individual”, mas sim salvaguardar a segurança e saúde de todos.

Deu como exemplo os adornos, que disse serem “empecilhos que podem causar perturbações”.

Adiantou que, inicialmente, “até se levantou a questão das tatuagens”, que acabou por não constar no regulamento.

O regulamento em causa foi hoje aprovado, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS e com a abstenção de PS e CDU.

“É um momento histórico para os Sapadores”, disse Altino Bessa, considerando que a corporação tem pela primeira vez um regulamento ao fim de mais de 200 anos de vida.

Além da questão da apresentação física, a vereadora da CDU criticou ainda o facto de o regulamento ditar que o pessoal “tem a seu cargo” a aquisição dos seus artigos de higiene pessoal, como escovas de dentes, pentes, pastas dentífricas, cremes, champô, gel de banho e sabonetes.

O regulamento foi discutido com sindicatos e com os próprios profissionais, para, segundo Altino Bessa, se conseguir um documento “o mais enxuto possível”.

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Iniciada ampliação de creche em parque empresarial de Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez iniciou a ampliação da creche do parque empresarial de Padreiro, orçada em mais de 300 mil euros, para criar mais 36 vagas no equipamento que já acolhe 50 crianças, foi esta quinta-feira divulgado.