Serralves no Porto reabre na segunda-feira com uma exposição da fotografia de Jorge Molder

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 abr 2021 (Lusa) -- O Museu de Serralves, no Porto, reabre ao público na segunda-feira, depois de encerrado desde janeiro devido à pandemia de covid-19, com a inauguração de uma exposição do fotógrafo português Jorge Molder, anunciou hoje a instituição.

Em exibição até 03 de outubro, esta exposição, apresentada no mezanino da Biblioteca de Serralves, reúne uma seleção de obras de Jorge Molder, de 74 anos, feita a partir de um conjunto mais vasto existente no acervo de Serralves.

Em comunicado, a Fundação de Serralves explicou que são apresentadas fotografias das séries "T.V." (1995), "La Reine vous salue" (2001), "Tangram" (2004/08), "Call for Papers" (2013) e "Zizi" (2013).

"O trabalho de Molder é conhecido sobretudo pelas suas fotografias a preto e branco, em que o artista se autofotografa (apenas o rosto, corpo inteiro ou as mãos) vestindo habitualmente fato escuro e camisa branca, ideia que é contrariada pelas duas séries mais recentes", sublinhou.

As referências provenientes da literatura, do cinema, da música ou da história da arte, bem como o quotidiano, vida e a sua natureza incerta e imprevisível são fundamentais na sua obra, na medida em que podem constituir o ponto a partir do qual se pode derivar e construir algo, explica a apresentação da exposição, em Serralves.

Neste sentido, e pelo facto de a exposição ter lugar na biblioteca, a mostra é complementada com um conjunto de referências bibliográficas "importantes" para o artista, disponíveis para consulta e com a apresentação de alguns dos seus livros e catálogos de exposições.

Além desta mostra, Serralves retomas as exposições de Louise Bourgeois, R.H. Quaytman e Nalini Malani, três "referências incontornáveis" da arte contemporânea universal, e de Korakrit Arunanondchai e Hugo Canoilas, que se apresentam com linguagens e abordagens inovadoras.

Já a Casa do Cinema Manoel de Oliveira reabre com a exposição Manoel Oliveira Fotógrafo, que dá a conhecer uma faceta até agora desconhecida do cineasta, e com a exposição permanente Manoel de Oliveira, que se organiza em torno de renovadas leituras sobre a obra e espólio do cineasta.

No parque, onde a exposição "A Floresta", no Lagar da Quinta, abre de novo ao público, será também possível usufruir de diversas obras de arte em espaço aberto, como as integrantes das exposições de Louise Bourgeois e de Olafur Eliasson, e as esculturas da Coleção de Serralves ali instaladas em permanência, de autoria de Anish Kapoor, Richard Serra, Alberto Carneiro e Ângelo de Sousa.

A partir de segunda-feira volta a ser possível visitar museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos ou similares, nacionais, regionais e municipais, públicos ou privados, bem como galerias de arte e salas de exposições.

SVF // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.