Covid-19: Habitantes de 10 freguesias de Lisboa já podem fazer testes gratuitos em farmácias

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 31 mar 2021 (Lusa) -- Um programa de testagem em massa com testes rápidos gratuitos começou hoje de manhã nas 10 freguesias de Lisboa com maior incidência de covid-19, com uma adesão de, para já, 68 farmácias.

Para assinalar a iniciativa, os presidentes da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e da Associação Nacional de Farmácias, Paulo Cleto Duarte, parceiros neste projeto, estiveram hoje na farmácia Marvila, uma das 68 que, para já, permitem esta testagem em massa em freguesias da capital.

"O que este programa faz é acrescentar uma nova camada de proteção e assegurar que as pessoas que estão nas freguesias que estão num patamar limite do desconfinamento [...] têm possibilidade de realizar dois testes por mês de forma gratuita", realçou Fernando Medina.

O autarca afirmou que até hoje de manhã tinham aderido ao programa 68 farmácias, mas o número poderá chegar a mais de 200 nos próximos dias.

??????A testagem é feita segundo um conceito de proximidade aos utentes, por profissionais da rede de farmácias, "que, no caso de haver registos positivos, imediatamente os reportam no SINAVE", sistema gerido pelo Ministério da Saúde, explicou Fernando Medina.

Paulo Cleto Duarte destacou que, além de Lisboa, a ANF "já tem outros contactos de municípios da região de Lisboa e Vale do Tejo e de outras zonas do país" para aderirem a um programa semelhante.

A marcação dos testes pode ser feita presencialmente nas farmácias aderentes ou através do número 1400, que funciona 24 horas por dia.

As freguesias de Lisboa envolvidas para já são as de Ajuda, Alvalade, Arroios, Estrela, Marvila, Olivais, São Vicente, Santa Clara, Santa Maria Maior e Santo António.

No entanto, esta situação pode alterar-se, à medida que a percentagem de casos covid-19 por 100 mil habitantes também se altere, salientou Medina.

???????A lista das farmácias aderentes estão disponíveis nos 'sites' da CML e ANF.

 

RCS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.