Prolongamento do quebra-mar de Leixões em Matosinhos consignado, empresa prepara obra

Prolongamento do quebra-mar de Leixões em Matosinhos consignado, empresa prepara obra
| Norte
Porto Canal com Lusa

A obra de prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, já foi consignada, estando a empresa a preparar o seu arranque, adiantou hoje à Lusa a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

"A empreitada do prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do Porto de Leixões foi consignada conforme previsto", sublinhou a administração portuária.

O consórcio liderado com a Teixeira Duarte, Tecnovia e Dredging está a desenvolver os trabalhos preparatórios essenciais ao arranque da obra, acrescentou.

Com um prazo de execução de 30 meses, a empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, que compreende o prolongamento do quebra-mar em 300 metros e a dragagem da bacia de rotação, implica um investimento de 147 milhões de euros.

Destes, 131 milhões de euros são em obra e, o restante, em serviços complementares como fiscalização e coordenação de segurança.

Em dezembro de 2020, o presidente da APDL, Nuno Araújo, adiantou estar a ser feito um estudo sobre o "valor económico do desporto de ondas em Matosinhos e no Grande Porto", uma das recomendações do "parecer favorável condicionado" da comissão de avaliação ambiental.

Por isso, a APDL prevê indemnizar, se for caso disso, as empresas deste setor ou apoios e equipamentos de praia (bares e restaurantes), ressalvou.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.