Parque das Serras do Porto vai ter 2.960 novos sobreiros no outono

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 24 mar 2021 (Lusa) -- A serra de Santa Justa, em Valongo, vai receber no próximo outono 2.960 sobreiros no âmbito de um protocolo hoje assinado entre a Junta de Freguesia de Valongo e a Metro do Porto, foi hoje anunciado.

Numa publicação na sua página no Facebook, o Parque das Serras do Porto anunciou o protocolo, enfatizando que "resultará na reconversão de mais de sete hectares de eucaliptal, com a plantação de 2.960 sobreiros".

A plantação, continua a publicação, "deverá ter lugar no outono, época mais propícia a este tipo de operação".

O protocolo acontece depois da autarquia de Valongo ter decidido "não renovar um contrato antigo de exploração de madeira de eucalipto, estando a sua propriedade, na encosta poente da serra de Santa Justa, gradualmente a ser reconvertida para floresta nativa", acrescenta.

Este esforço, lê-se ainda, decorre com o envolvimento do Parque das Serras e do município de Valongo e conta com apoio técnico da Portucalea [Associação Florestal do Grande Porto]".

Segundo o Parque das Serras, esta área "foi palco de estudos académicos por estudantes da FCUP [Faculdade de Ciências da Universidade do Porto] e até de uma experiência de inoculação de touças de eucalipto com fungos, para prevenir a rebentação, numa ação promovida pelo CRE.Porto/projeto FUTURO".

A associação recorda que em 2019, com a colaboração da LIPOR, foi feita a reconversão de cerca de quatro hectares, plantados com sobreiro e pinheiro-manso, na altura com cofinanciamento do Fundo Ambiental.

"A LIPOR continua a assegurar a manutenção da área ao abrigo do seu Programa Metro Quadrado e está inclusive a alargar a intervenção a mais dois hectares", acrescenta.

Com o envolvimento da Metro do Porto, "vamos expandir este trabalho a mais 7,4 hectares, numa faixa que acompanha a cumeada, com largos benefícios ecológicos e paisagísticos. O comprometimento com a manutenção da área plantada é fundamental e foi também assumido por essa entidade", assinala a publicação.

JFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.