Dez milhões de euros para reduzir consumo de energia nos hospitais de Bragança

Dez milhões de euros para reduzir consumo de energia nos hospitais de Bragança
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os três hospitais do distrito de Bragança vão beneficiar de um investimento global de 10 milhões de euros para uma redução do consumo de energia estimada em 30%, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

Aquela entidade informou, em comunicado, que “já abriu o concurso para a concretização de um investimento global no valor de 10 milhões de euros em eficiência energética, que contempla obras estruturantes” nos hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, bem como a reconversão integral dos respetivos sistemas energéticos.

O projeto destina 3,6 milhões de euros ao Hospital de Bragança, 2,9 milhões de euros ao de Hospital de Macedo de Cavaleiros e 3,5 milhões de euros ao Hospital de Mirandela e é financiado por fundos europeus “em 95 por cento, no âmbito de uma candidatura apresentada ao PO_SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos”.

A ULS do Nordeste especifica que “irão ser realizados trabalhos diversos de construção civil e de engenharia, como substituição de caixilharias de alumínio com corte térmico, pintura, entre outros”.

Será também realizada a reconversão dos sistemas energéticos, “possibilitando a gestão inteligente da energia nos edifícios hospitalares, com muito maior eficiência e menor impacto ambiental”.

Esta entidade prevê que as intervenções e alterações permitirão “uma redução de consumo de energia primária de cerca de 30 por cento”.

A empreitada contempla “a utilização de LED em toda a iluminação, de aquecimento de água quente por painéis solares térmicos, instalação de um sistema de gestão técnica centralizado, isolamento de fachadas, novos envidraçados, troca de equipamento de produção e distribuição térmica e produção de eletricidade por painéis fotovoltaicos, para autoconsumo”.

“Trata-se, pois, de um dos maiores e mais relevantes investimentos da Unidade Local de Saúde do Nordeste, com reflexos assinaláveis na melhoria das suas condições assistenciais”, refere.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.