Fantasporto muda-se para o Hard Clube e acontece de 26 de abril a 04 de maio

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 24 mar 2021 (Lusa) -- A edição deste ano do Festival Internacional de Cinema do Porto -- Fantasporto realiza-se de 26 de abril a 04 de maio, no Hard Club, revelou a organização na sua página da rede social Facebook.

Na informação publicada, a organização explicou que o evento foi adiado e mudou "excecionalmente" de local devido à pandemia de covid-19, depois de estar inicialmente previsto para 23 de fevereiro a 07 de março e, posteriormente, de 01 a 07 de março, no Teatro Municipal Rivoli.

"Na sua preocupação com a verdade do cinema em sala, o Fantasporto 2021 adaptou-se, como tinha de ser, adiando e até mudando excecionalmente de local. Desta feita desce à Ribeira do Porto e ocupa o icónico Hard Club com a sua arquitetura industrial característica", frisou.

Na publicação é referido que, devido à programação que tinha marcada há muitos meses, o Rivoli não garantiu nenhuma data alternativa, daí a mudança de local.

O Fantasporto realizar-se-á numa só sala do Hard Club, com lotação "rigidamente limitada" devido às regras de contenção da pandemia de covid-19, sublinhou.

Devido a estas restrições, a organização chama a atenção para o facto de não haver repetição da exibição dos filmes, todos eles a concurso com exceção dos clássicos.

A programação teve de sofrer alterações, mas a abertura oficial mantém-se e será feita com um clássico, no caso "Morte em Veneza", de Luchino Visconti, a propósito dos 50 anos da sua produção, enquanto o encerramento estará a cargo de "No Man's Land", de Conor Allyn.

A secção oficial de cinema fantástico inclui filmes como "O Derradeiro Julgamento", de Neil Marshall, "Ten Minutes to Midnight", de Erik Bloomquist, e "O Cemitério das Almas Perdidas", do brasileiro Rodrigo Aragão, entre outros.

Além da competição de curtas-metragens, o Fantasporto vai incluir as habituais secções Semana dos Realizadores e Orient Express, esta última com três filmes: "Get The Hell Out", de I-Fan Wang, "Suicide Forest Village", de Takashi Shimizu, e "Awauta", de Mile Nagaoka.

Na competição pela melhor longa-metragem portuguesa vão estar "Toponímia - As Memórias do Porto", de António Pinto, "Um Quadro do Pollock com Sangue", de Rui António, "A Mulher Sem Corpo", de António Borges Correia, e "40 Anos de Fantasporto", de Isabel Pina.

Para além de "Morte em Veneza", os "Fantas Classics" vão também incluir outra obra de Visconti: "O Leopardo". Adicionalmente, como clássicos, vão ainda ser exibidos "Clube de Combate", de David Fincher, e "Dr. Estranhoamor", de Stanley Kubrick.

SVF (TDI) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.