Penafiel acusa Governo de ter “metido o IC35 na gaveta” durante cinco anos

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Penafiel (PSD/CDS), Antonino Sousa, acusou hoje o Governo de ter "metido na gaveta", durante cinco anos, o processo do Itinerário Principal 35 (IC35), agora incluído no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"Esta empreitada foi lançada em 2015 pelo governo liderado pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. O governo seguinte meteu o processo na gaveta durante cinco anos e, no início de 2020, foi finalmente adjudicada a empreitada. Todavia, passou mais de um ano e a obra não se iniciou, porque o Ministério das Finanças não efetuou a cabimentação da empreitada", lê-se numa posição escrita enviada à Lusa pelo autarca de Penafiel.

O IC35 é uma variante prometida há décadas por sucessivos governos, que se prevê venha a ligar a cidade de Penafiel à localidade de Entre-os-Rios, no sul do concelho.

Aquela acessibilidade rodoviária, que constituiria uma alternativa à congestionada EN106, também tem sido reivindicada pelos concelhos vizinhos de Castelo de Paiva, Cinfães e Marco de Canaveses, que assim ficariam mais próximos da Autoestrada 4 (A4) em Penafiel, onde se situa, nomeadamente, o centro hospitalar que serve a região do Tâmega e Sousa, além de outros equipamentos e serviços do Estado.

Sobre a inclusão do IC35 no PRR, o autarca de Penafiel acrescenta: "Vemos agora, passado todo este tempo, a obra incluída no PRR, cuja execução nem sabemos quando irá iniciar-se".

Antonino Sousa diz "acreditar e dar o benefício de dúvida de que ao fim de mais de 20 anos, haverá finalmente investimento nesta obra de grande importância para a região".

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

Depois de um rascunho apresentado à Comissão Europeia em outubro passado e de um processo de conversações com Bruxelas, o Governo português colocou hoje a versão preliminar e resumida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em consulta pública.

O documento está estruturado em "19 componentes, que integram por sua vez 36 reformas e 77 investimentos", a que serão alocados 13,9 mil milhões de euros em subvenções a fundo perdido das verbas europeias pós-crise e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.