Novas gerações transmontanas deram música em Paris

| Norte
Porto Canal / Agências

Paris, 21 jun (Lusa) -- Aos 11 anos, Inês Filipa "nunca tinha tocado nada" até descobrir a Orquestra Geração de Mirandela e de inesperadamente atuar em Paris na Festa da Música, que invadiu hoje a capital francesa.

Inês faz parte dos 50 jovens de três orquestras geração, de Murça, Mirandela e Amarante, selecionados para três espetáculos que se realizaram hoje, nos jardins do consulado de Portugal em Paris.

Tocaram obras de Maurice Charpentier, Ludwig van Beethoven, Norman Ward e Edward Elgar na estreia internacional de um projeto musical que é de integração social, como explicou à Lusa o coordenador-maestro de Mirandela, José João Cepeda.

O conceito nasceu na Venezuela para tirar jovens de famílias desfavorecidas da rua.

Foi sendo adotado por outros países, incluindo Portugal, onde começou em Lisboa, e chegou a Mirandela, Murça, Amarante com a ajuda da EDP, que é uma das financiadoras dos jovens músicos.

"Eles adoram e é também para lhes dar uma oportunidade de vencerem de outra forma", garantiu o maestro.

A deslocação a Paris foi uma surpresa, pois tinham começado a ensaiar o novo repertório a pensar que iam dar um concerto junto à barragem do Sabor, em construção em Trás-os-Montes.

"Ainda não acredito que estou a tocar em Paris", confessou Inês Magalhães, de Amarante, que graças à orquestra quer seguir música.

Cristiana Mendonça é de Murça e aos 12 anos viajou pela primeira vez de avião.

"Foi emocionante" e mais ainda a atuação, que "foi ótima e com muito orgulho", confessou.

Se não fosse este projeto, "alguns deste miúdos nunca teriam a oportunidade de sair do país", disse o maestro, que salientou esta "estreia internacional, logo em Paris, na cidade Luz e da Música".

Esta sexta-feira foi "um dia onde um pouco por toda a Paris se ouviu música", como observou o cônsul de Portugal, Pedro Lourtie, que abriu os jardins do consulado para a atuação, "com as portas abertas, com as pessoas a passar".

"Acho que este exemplo que estas crianças dão é extraordinário e é de uma enorme utilidade da promoção do nosso país e dos portugueses e é também um orgulho para os portugueses que aqui vivem", afirmou.

Pedro Lourtie realçou "o papel fantástico no dia da música em Paris" deste projeto da orquestra geração, "que é um exemplo de algo bom que se faz em prol da música e da cultura para e por as crianças".

A Fundação EDP financia este projeto e a apresentação dos jovens na capital francesa.

HFI // PNG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.