Dezasseis bombeiros de Espinho em vigilância e com processo disciplinar após convívio

| Norte
Porto Canal com Lusa

Dezasseis elementos dos Bombeiros do Concelho de Espinho (distrito de Aveiro Aveiro) estão em vigilância ativa à covid-19, porque confraternizaram todos numa “ceia na cozinha do quartel”, onde a lotação era de seis pessoas, indicou hoje fonte oficial.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da corporação, Pedro Louro, adiantou que os 16 bombeiros, que estão em casa em vigilância ativa por terem contactado com um caso positivo de covid-19, vão ser “alvo de um processo disciplinar” por não terem cumprido o plano de contingência delineado para aquele quartel no combate ao novo coronavírus.

“Toda a brigada de serviço esteve a confraternizar durante o período da ceia na cozinha do quartel , cujo plano de contingência determina que a lotação da cozinha é de seis pessoas”, explicou Pedro Louro, acrescentando que foi feito um comunicado interno a dar indicação de que se iria “agir disciplinarmente”, por causa da quebra das regras do plano de contingência.

Segundo o comandante, de momento só há “um caso positivo de um bombeiro com a covid-19”. Todos os elementos que estiveram a confraternizar na ceia estão em isolamento profilático e vigilância ativa.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.384.059 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.034 pessoas dos 781.223 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.