Surto em lar de Santa Maria da Feira com 49 infetados

Surto em lar de Santa Maria da Feira com 49 infetados
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um lar residencial para seniores em Fiães, no concelho de Santa Maria da Feira, tem hoje 49 utentes e funcionários infetados com o novo coronavírus, revelou a respetiva autarquia do distrito de Aveiro.

Em causa está o equipamento designado como "Senior Residence", cuja direção, contactada pela Lusa, não quis prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Fonte da Câmara Municipal da Feira informou, contudo, que o vírus SARS-CoV-2 está atualmente ativo em 39 utentes e 10 funcionários, com base em testes realizados nas últimas semanas.

O vereador que coordena o serviço autárquico de Proteção Civil, Vítor Marques, afirmou que, "de momento, a situação está controlada".

"[Os doentes] têm apoio da brigada da Cruz Vermelha e recebem três vezes por semana uma visita técnica de acompanhamento. Há uma equipa multidisciplinar a acompanhar a situação, envolvendo técnicos da Proteção Civil, da Saúde, da Divisão Social [da Câmara], da Segurança Social e também da Cruz Vermelha”, acrescentou.

O mesmo lar de Fiães já registou casos de covid-19 em 2020, mas, ainda segundo Vítor Marques, tratou-se então de "pequenos surtos que foram sendo controlados".

Na sua conta na rede social Facebook, o lar "Senior Residence" de Fiães não tem qualquer publicação a propósito do seu contexto epidemiológico atual, mas mantém visíveis dois anúncios que, desde 24 de janeiro, divulgam um processo de recrutamento para contração de "um enfermeiro com experiência" e "um ajudante de ação direta com formação e experiência na área".

A mesma página indica que essa estrutura residencial - "projeto que nasceu em 2003" - está orientada para o acolhimento de utentes com necessidades específicas. "Estamos especializados em demências (Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia), alcoolismo, AVC [acidente vascular cerebral], diabetes, cuidados paliativos e pós-operatório", explica o lar.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 106 milhões de pessoas em todo o mundo, tendo originado mais de 2,3 milhões de óbitos.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 02 de março, a Direção-Geral da Saúde confirmava esta segunda-feira um acumulado de 14.354 mortes e 767.919 infeções devido ao SARS-CoV-2.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.