Sindicato diz que encerramento da refinaria de Matosinhos é "cego e visa o lucro"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 08 fev 2021 (Lusa) -- O Sindicato da Indústria e Comércio Petrolífero (SICOP) afirmou hoje que o anunciado encerramento da refinaria da Petrogal em Matosinhos, no distrito do Porto, "não tem racional económico, é cego e visa exclusivamente a obtenção do lucro".

"A decisão de encerramento da refinaria do Porto não tem racional económico, é cega, resulta do funcionamento de um sistema monstruoso que visa exclusivamente a obtenção do lucro numa lógica imediatista sem considerar o impacto económico e social, tendo o rasto de pobreza como marca de água", afirmou esta estrutura sindical num documento enviado à administração da Petrogal e a que a Lusa teve hoje acesso.

A Galp anunciou em dezembro de 2020 a intenção de concentrar as suas operações de refinação e desenvolvimentos futuros no complexo de Sines e descontinuar a refinação em Matosinhos este ano.

A decisão põe em causa 500 postos de trabalho diretos e 1.000 indiretos, conforme estimativas dos sindicatos.

O sindicato ressalvou que a administração recusou um projeto de biorrefinaria para o atual complexo petroquímico porque "privilegia os resultados de curto prazo para alimentar a fogueira dos dividendos para os acionistas, quiçá relacionados com negócios imobiliários".

Já quanto ao Governo de António Costa, o SICOP considerou que este "não está comprometido com uma agenda ambiental para a transição energética, mas com a agenda de apropriação da riqueza coletiva do país pelos grandes grupos económicos".

"Nesta teia, não é percetível onde acaba o Governo nem começa o Grupo Amorim [que detém a maioria do capital da Amorim Energia, que controla 33,34% da Galp Energia], são um conglomerado de interesses alheios aos interesses nacionais", sublinhou.

No documento, onde é dado parecer negativo ao fecho da refinaria, a estrutura sindical lembrou que a empresa está no H2Sines, um projeto "multimilionário e megalómano para a ainda incerta produção de hidrogénio e que concorre na grande bolada dos recursos públicos/fundos europeus".

Contudo, na visão do SICOP a estratégia para o hidrogénio em si não justifica a necessidade de encerramento das refinarias, até porque, poderão ser parte integrante do esforço para a reindustrialização da Europa e do país na produção de hidrogénio, combustíveis sintéticos (reciclagem de carbono) e biocombustíveis não classificados.

Se se transformasse a refinaria de Matosinhos numa biorrefinaria, esta deixaria de processar petróleo bruto e passaria a tratar matérias-primas de origem biológica, como óleos alimentares usados e provenientes de resíduos florestais.

"Este projeto seria perfeitamente viável, idêntico ao avançado para a refinaria de Cartagena [Colômbia] ", frisou.

Segundo o sindicato, estes projetos têm elevadas taxas de rentabilidade (30%) e retorno inferior a cinco anos.

No caso da refinaria de Matosinhos, também permitiria reduzir as suas "já baixas" emissões de dióxido de carbono (1.7% no panorama nacional) em cerca de 80%, alertou.

Na semana passada, mais de 50 trabalhadores da Petrogal manifestaram-se em frente à sede da Galp, em Lisboa, contra o encerramento anunciado da refinaria e pela sua reconversão numa biorrefinaria.

Este foi o segundo protesto levado a cabo pelos trabalhadores que, a 12 de janeiro, se reuniram em frente à Câmara Municipal de Matosinhos para criticar o "golpe duro e desumano" da Galp.

PFT/SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).