Info

Covid-19: Portugal deixa de ter maior média de novos casos mas continua com mais mortes

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 fev 2021 -- Portugal deixou de ser o país com mais novos contágios pelo novo coronavírus por milhão de habitantes nos últimos sete dias, mas continua à frente no número de mortos, segundo os números do 'site' estatístico Our World in Data.

Portugal era hoje o sétimo país do mundo de alguma dimensão com mais novos casos por dia confirmados por milhão de habitantes (344), superado por Israel (753), República Checa (454), Peru (414), Albânia (390), Brasil (364) e Bahrain (362).

Na segunda-feira passada, no mesmo 'site', Portugal apresentava uma média de 1.142 novos casos diários por milhão nos últimos sete dias.

Quanto à média diária de mortes por milhão de habitantes, Portugal continua no topo da lista, com 20 novos óbitos diários por milhão.

Abaixo estão Eslováquia (11,4), Peru (11,4), República Checa (9,9), Líbano (7,9) e Brasil (7,1).

Na semana passada, Portugal estava com uma média diária de novas mortes por milhão de habitantes de 29,7, segundo o Our World in Data, que recorre a dados compilados pela universidade norte-americana Johns Hopkins.

Descontando os números de pequenos territórios como San Marino, Luxemburgo, Andorra e Montenegro, que tem menos de um milhão de habitantes, Portugal é agora o sexto país do mundo em número total de casos por milhão de habitantes (75.064), numa lista encabeçada pela República Checa (96.645).

No que toca ao número global de mortes por milhão de habitantes, Portugal é o oitavo país com mais de um milhão de habitantes a surgir na lista, com 1.388 mortes. A Bélgica, com 1.845 mortes por milhão de habitantes, lidera este indicador.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.316.812 mortos no mundo, resultantes de mais de 106 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.354 pessoas dos 767.919 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

APN // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Covid-19: Portugal com 21 mortes nas últimas 24 horas, o valor mais elevado desde março

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 2.535 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 21 mortes atribuídas à covid-19, registando-se uma ligeira redução dos internamentos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Visitas a lares e unidades de saúde possível com autoteste desde que supervisionado

As visitas a lares de idosos, estruturas de cuidados continuados ou utentes internados em unidades de cuidados de saúde podem ser feitas com recurso a autotestes, realizados no local ou até 24 horas antes, desde que o processo seja supervisionado.

Motorista de ministro da Administração Interna acusado de homicídio por negligência

O motorista do carro onde seguia o ministro da Administração Interna e que atropelou mortalmente um trabalhador na A6 foi acusado de homicídio por negligência, segundo despacho de acusação do Ministério Público hoje divulgado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.