Covid-19: Mais de 70% dos concelhos portugueses em risco extremo

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 fev 2021 (Lusa) -- Mais de 70% dos 308 concelhos portugueses estão em risco extremo devido ao número de casos de covid-19, tendo registado uma taxa de incidência acumulada superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 20 de janeiro e 02 de fevereiro, segundo dados oficiais.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado, estão neste patamar 219 dos 308 concelhos portugueses (71,1%), ou seja, menos 15 em relação à análise divulgada a 25 de janeiro.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa "corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada".

Apenas 89 concelhos de um total de 308 não estão em risco extremo.

Com zero casos de infeção os dados dão conta de apenas um concelho: Velas, nos Açores.

GC // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Liga dos Bombeiros levanta dúvidas sobre a independência e eficácia da nova comissão

Os grandes incêndios deste Verão, como o da Serra da Estrela, vão ser investigados pela Comissão Nacional para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, criada em Março do ano passado. O presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes, levanta dúvidas sobre a independência e eficácia desta Comissão e diz mesmo que quase consegue adivinhar as conclusões dos trabalhos.

Mais de mil operacionais e doze meios aéreos combatem fogo na serra da Estrela

Doze meios aéreos estão hoje de manhã a ajudar no combate ao incêndio na serra da Estrela, onde se encontram mais de mil operacionais, segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Incêndios: Cerca de 80 concelhos do interior Norte, Centro e Alto Alentejo em risco máximo

Cerca de 80 concelhos dos interior Norte e Centro e Alto Alentejo estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).