Porto de Viana deverá ser maioritariamente exportador pelo 3.º ano consecutivo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 21 jun (Lusa) - O porto de Viana do Castelo deverá registar em 2013, pelo terceiro ano consecutivo, um saldo exportador positivo entre o total de carga movimentada, disse hoje a administração portuária.

Aquele porto movimentou em todo o ano de 2012 cerca de meio milhão de toneladas de carga, sendo que deste total mais de dois terços foram para exportação, tendência que a administração estima repetir-se este ano.

"O fator mais relevante é que pelo terceiro ano consecutivo este porto deverá manter-se como maioritariamente exportador, cerca de 65%, face a 35% de importações, este ano. Em 2009, era sensivelmente o contrário", disse hoje Amadeu Rocha, da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC).

Segundo aquele administrador, o movimento global deverá também manter-se "semelhante" a 2012 em Viana do Castelo. "Apesar da quebra da economia, este porto está a aguentar-se", sublinhou Amadeu Rocha.

Estes números foram conhecidos hoje, durante as comemorações do dia daquele porto, que ainda é o mais pequeno, em termos comerciais, de Portugal continental. Representa 0,8% do movimento global nacional, essencialmente com mercadorias relacionadas com madeiras e toros, papel, equipamentos eólicos e cimentos.

A APVC, participada a 100% pela Administração dos Portos do Douro e Leixões, assume desde 2008 a função de "operadora da atividade portuária" e em setembro de 2012 contava com 47 trabalhadores.

A área de intervenção da APVC envolve o porto industrial - área ocupada na margem direita pela alemã Enercon e pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo - no qual não tem função de gestão.

Integra ainda o porto de pesca, um porto de recreio com duas marinas e um porto comercial, estes de gestão direta da APVC.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.