Marco de Canaveses investe 775 mil euros em obras junto às estações ferroviárias

Marco de Canaveses investe 775 mil euros em obras junto às estações ferroviárias
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Marco de Canaveses, distrito do Porto, está com obras nas áreas envolventes das duas estações ferroviárias do concelho, orçadas em 775 mil euros, para responder ao aumento de utilizadores do comboio, informou hoje a autarquia.

As intervenções estão a ser realizadas na envolvente à estação ferroviária da sede do concelho e junto à estação da Livração, na Linha do Douro, que teve um elevado aumento da procura desde a chegada dos comboios suburbanos do Porto, após a recente eletrificação entre as estações de Caíde (Lousada) e Marco de Canaveses.

Na envolvente à estação de Marco de Canaveses decorrem obras que visam a melhoria do estacionamento e o acesso de peões.

A intervenção, orçada em 715 mil euros, vai permitir a ampliação do estacionamento automóvel (mais 130 lugares), nomeadamente com a construção de um novo parque e a readequação do existente.

A empreitada inclui, ainda, a construção de um edifício de ligação entre a estação e o parque de estacionamento. Está também previsto o reperfilamento e normalização da rua dos Arcos e do lado nascente da rua António José Reimão.

A intervenção integra um plano mais global da autarquia para aquela zona, recentemente delimitada como uma Área de Reabilitação Urbana (ARU), avaliado em dois milhões de euros, segundo fonte municipal.

Além da intervenção na envolvente à estação, a câmara liderada por Cristina Vieira tem previsto um projeto para a requalificação da Casa dos Arcos, para onde se prevê instalar o Centro Interpretativo do Vinho Verde e a reabilitação do largo da igreja de Rio de Galinhas.

Na estação da Livração, a autarquia investiu cerca de 60 mil euros para melhorar a circulação automóvel e os acessos pedonais.

A obra já está terminada e consistiu na deslocalização da rotunda existente, para permitir uma melhor circulação de veículos pesados, a criação de passeios e de duas paragens de passageiros.

Fez ainda parte da empreitada a drenagem de águas pluviais, repavimentação em tapete betuminoso e gradeamentos.

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.