Marco de Canaveses investe 775 mil euros em obras junto às estações ferroviárias

Marco de Canaveses investe 775 mil euros em obras junto às estações ferroviárias
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Marco de Canaveses, distrito do Porto, está com obras nas áreas envolventes das duas estações ferroviárias do concelho, orçadas em 775 mil euros, para responder ao aumento de utilizadores do comboio, informou hoje a autarquia.

As intervenções estão a ser realizadas na envolvente à estação ferroviária da sede do concelho e junto à estação da Livração, na Linha do Douro, que teve um elevado aumento da procura desde a chegada dos comboios suburbanos do Porto, após a recente eletrificação entre as estações de Caíde (Lousada) e Marco de Canaveses.

Na envolvente à estação de Marco de Canaveses decorrem obras que visam a melhoria do estacionamento e o acesso de peões.

A intervenção, orçada em 715 mil euros, vai permitir a ampliação do estacionamento automóvel (mais 130 lugares), nomeadamente com a construção de um novo parque e a readequação do existente.

A empreitada inclui, ainda, a construção de um edifício de ligação entre a estação e o parque de estacionamento. Está também previsto o reperfilamento e normalização da rua dos Arcos e do lado nascente da rua António José Reimão.

A intervenção integra um plano mais global da autarquia para aquela zona, recentemente delimitada como uma Área de Reabilitação Urbana (ARU), avaliado em dois milhões de euros, segundo fonte municipal.

Além da intervenção na envolvente à estação, a câmara liderada por Cristina Vieira tem previsto um projeto para a requalificação da Casa dos Arcos, para onde se prevê instalar o Centro Interpretativo do Vinho Verde e a reabilitação do largo da igreja de Rio de Galinhas.

Na estação da Livração, a autarquia investiu cerca de 60 mil euros para melhorar a circulação automóvel e os acessos pedonais.

A obra já está terminada e consistiu na deslocalização da rotunda existente, para permitir uma melhor circulação de veículos pesados, a criação de passeios e de duas paragens de passageiros.

Fez ainda parte da empreitada a drenagem de águas pluviais, repavimentação em tapete betuminoso e gradeamentos.

+ notícias: Norte

Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições

No Dia Mundial do Ambiente, Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições. O objetivo é descarbonizar e alcançar a neutralidade climática até 2030.

Concurso para eletrificação entre Marco - Régua na Linha do Douro lançado por 118 milhões de euros

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu o concurso público internacional para a eletrificação do troço Marco - Régua, na Linha do Douro, com um preço base de 118 milhões de euros, segundo o Diário da República (DR) desta segunda-feira.

Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional

A nova via de sete quilómetros, projetada pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de criar uma nova ligação ao AvePark – um parque industrial que é casa de cerca de 20 empresas e instituições –, irá atravessar terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional (162.260 metros), Reserva Ecológica Nacional (44.013 metros) e ainda cruzar zonas de elevado risco de erosão hídrica do solo (27.487), noticia o jornal Público, havendo ainda a previsão de construir uma nova ponte sobre o rio Ave.