Lar de Paredes de Coura com três mortes e 39 infetados pede ajuda a enfermeiros

Lar de Paredes de Coura com três mortes e 39 infetados pede ajuda a enfermeiros
| Norte
Porto Canal com Lusa

O lar da Misericórdia de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, que regista três mortes associadas à covid-19 e 39 utentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, lançou hoje "um veemente apelo" de ajuda a enfermeiros.

"Fazemos um veemente apelo para que nos apoiem na área de enfermagem. Lançamos já uma oferta de trabalho. Precisamos urgentemente de profissionais nesta área. Se algum profissional nos poder apoiar a título voluntário, de prestação de serviços ou em outra situação, agradecemos que nos contactem", apela o provedor, padre Manuel Alberto Lourenço.

Num comunicado hoje publicado na página oficial da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura na rede social Facebook, o responsável adianta que o surto que afeta a instituição desde janeiro causou a morte a três utentes, referindo ainda o óbito de um quarto idoso, mas este "tinha acusado negativo à covid".

"Ao dia de hoje contamos com a recuperação de 33 idosos, a maioria dos quais já vieram fazer as refeições no refeitório da instituição. Trinta e dois utentes mantêm isolamento e sete encontram-se hospitalizados" com covid-19, refere o provedor.

Na nota, o padre Manuel Alberto Lourenço acrescenta que "seis idosos mantêm-se negativos e isolados da restante comunidade, e que a instituição regista "a recuperação e o regresso ao serviço de algumas” das colaboradoras, “tendo regressado, até ao momento, sete".

Anteriormente, à Lusa, o provedor da Misericórdia de Paredes de Coura referiu que 74 dos 80 utentes e 28 dos 44 funcionários tinha contraído a doença causada pelo novo coronavírus, no primeiro surto a afetar a instituição desde março de 2020.

Na altura, explicou o provedor, o surto "teve início no dia 13 janeiro, quando cinco utentes foram testados por apresentarem sintomatologia associada à covid-19".

No comunicado hoje publicado nas redes sociais, o pároco agradece às funcionárias que "ao longo destes intermináveis dias têm permitido que esta casa continue a dispensar os cuidados aos idosos, como eles e as suas famílias merecem".

"Peço coragem para continuarem reconhecendo, naturalmente, o cansaço das que estiveram sempre na linha da frente. Agradeço também às colaboradoras da brigada de intervenção rápida (BIR) e do Centro de Emprego e Formação Profissional, pelo contributo, apoio e fácil integração nas equipas dos vários setores".

O provedor manifesta ainda "gratidão" aos "clínicos, enfermeiras pela presença e acompanhamento na doença e na saúde dos utentes".

"Igual gratidão à Câmara Municipal de Paredes de Coura que, através das refeições e de todo o apoio logístico tem contribuído para que a estabilidade regresse à instituição", refere o provedor.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.237.990 mortos resultantes de mais de 103,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.017 pessoas dos 731.861 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.