Câmara do Porto quer acordo extrajudicial com a Altis para evitar pagar 1,4 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 21 jun (Lusa) -- A Câmara do Porto quer acordar com a empresa Altis o fim dos litígios judiciais iniciados em 2002 para evitar pagar mais de 1,4 milhões de euros relativos à liquidação de taxas de um prédio na rua Diogo Botelho.

A proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, vai ser votada na reunião camarária pública de terça-feira e prevê pagar à Altis 896,6 mil euros: 500 mil euros em dinheiro e o restante com a entrega de um terreno na rua do Loureiro, perto da estação de S. Bento.

Segundo o acordo anexo à proposta, a Altis "prescinde da restituição" da quantia 695,1 mil euros "que já se encontra na posse" do município, "a título de taxa para emissão do alvará de construção".

No terreno de 231 metros quadrados, "avaliado em 396,6 mil euros", é garantida "a construção mínima de 924 metros quadrados acima do solo".

Os projetos de arquitetura e especialidades e o licenciamento e autorização das operações urbanísticas a realizar no terreno "serão aprovados e concedidos no prazo máximo de 60 dias a contar da apresentação na Câmara dos respetivos pedidos".

Com este acordo, autarquia e empresa "põem fim aos processos judiciais que os opõem e que se encontram a correr".

Em causa estão três ações judiciais que "desde 2002 opõem a Altis e o município, no âmbito da liquidação de taxas para emissão do alvará de construção relativo ao prédio na rua Diogo Botelho, propriedade da Altis".

Num dos processos já foi "proferida decisão judicial condenatória, já transitada em julgado, pela qual foi determinada a restituição, à Altis, de 1,4 milhões de euros, pago por força da liquidação de taxas, acrescido de juros de mora".

As chamadas "Torres Altis" do Porto são um condomínio privado de três torres de 15 pisos construídos na Rua Diogo Botelho, em frente à Universidade Católica, e a história da sua construção começa em 1964.

Após vários avanços e recuos e processos judiciais, em 1997 a Câmara do Porto, presidida por Fernando Gomes (PS), e a Altis assinam escritura pública de permuta dos terrenos com vista à construção.

Em 1999, o vereador do Urbanismo da autarquia, Nuno Cardoso, comunica à Altis que o projeto apresentado não poderá ultrapassar os 22.117 metros quadrados estabelecidos na permuta.

Dois anos depois, quando Nuno Cardoso ocupou o cargo de presidente da autarquia, a Câmara aprovou a permuta de terrenos com a Altis para a duplicação da Rua Diogo Botelho, comprometendo-se a empresa a fazer a nova rua e a pagar cerca de 1,5 milhões de euros pela ampliação do seu projeto para 27.700 metros quadrados.

Em 2002, já com a maioria PSD/CDS a gerir a autarquia, o vereador do Urbanismo Ricardo Figueiredo, emite alvará de licença de construção das "Torres Altis", justificando não ter encontrado "fundamentos que permitissem legalmente anular ou contrariar os compromissos assumidos pela Câmara desde 1989".

Nesse ano o presidente da autarquia Rui Rio acaba por autorizar a construção das torres para não ter de pagar avultadas indemnizações.

ACG/(FZ) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Iniciada ampliação de creche em parque empresarial de Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez iniciou a ampliação da creche do parque empresarial de Padreiro, orçada em mais de 300 mil euros, para criar mais 36 vagas no equipamento que já acolhe 50 crianças, foi esta quinta-feira divulgado.