Covid-19: Açores passam a exigir teste também ao 12.º dia a quem chega à região

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 28 jan 2021 (Lusa) -- Os Açores vão passar a exigir teste à covid-19 também ao 12.º dia às pessoas provenientes do exterior da região ou que se desloquem de uma ilha com transmissão comunitária para outra ilha, foi hoje anunciado.

"Foi decidido passar a exigir testes aos viajantes que, vindos do exterior da região para a região, ou de uma das ilhas de transmissão comunitária que estejam nos níveis de risco médio ou alto para qualquer uma das outras ilhas dos Açores, e que estejam na ilha de destino por 13 dias ou mais, será obrigatória a realização de teste [à covid-19] ao 12.º dia", anunciou o secretário regional da Saúde e Desporto.

Até agora, quem se deslocava de fora da região para os Açores tinha de chegar com teste negativo à covid-19 e fazer um novo teste ao sexto dia, sendo acrescentado agora um teste ao 12.º dia.

Clélio Meneses, que falava em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, adiantou que esta medida, decidida na noite de quarta-feira pelo Conselho do Governo no âmbito da pandemia da covid-19, vigorará a partir de sábado, durante uma semana, altura em que será reavaliada.

Atualmente, São Miguel e Terceira são as únicas duas ilhas de transmissão comunitária.

Contudo, Clélio Meneses adiantou que, ainda que não se verifique transmissão comunitária naquela ilha, o Faial vai passar a ser considerada como ilha de médio risco de transmissão da doença covid-19.

Em resposta à possibilidade de haver já novas variantes do novo coronavírus na região, o governante referiu que isso "não está confirmado", mas admitiu haver "fortes suspeitas da nova variante" já estar em circulação.

"Esta questão do teste de 13.º dia tem também a ver com vermos novas cargas virais", que não são detetadas ao sexto dia, mas acabam por se revelar mais tarde, disse o secretário regional.

Existem atualmente 483 casos ativos da doença na região, sendo 418 em São Miguel, 46 na Terceira, 15 no Faial, dois no Pico, um nas Flores e um no Corvo.

Foram detetados até hoje nos Açores 3.526 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 25 óbitos e 2.917 recuperações.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.176.000 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ILYD // VAM

Lusa/Fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.