Covid-19: Regressa ensino presencial até ao 2.º ciclo em quatro concelhos de São Miguel

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 28 jan 2021 (Lusa) -- O Governo dos Açores decidiu hoje, devido à pandemia, manter o ensino à distância na Ribeira Grande e em Vila Franca do Campo, mas nos restantes concelhos micaelenses regressa o ensino presencial do pré-escolar ao 2.º ciclo.

"Nas ilhas de transmissão comunitária em que 1/3 dos concelhos sejam considerados de alto risco, os restantes são considerados de médio risco, sendo que nestes mantém-se o ensino à distância no 3.º ciclo e secundário, passando a ensino presencial para o pré-escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo", explicou hoje o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

A medida aplica-se, atualmente, à ilha de São Miguel, onde foram encerrados todos os estabelecimentos de ensino, devido ao aumento de casos de covid-19.

Assim, a partir de segunda-feira, nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa, Nordeste e Povoação, serão retomadas as aulas presenciais do ensino pré-escolar, que inclui creches e jardins de infância, bem como no 1.º e 2.º ciclos.

Os restantes níveis de ensino nestes quatro concelhos, bem como todos os níveis de ensino nos concelhos da Ribeira Grande e de Vila Franca do Campo, vão continuar a ser lecionados à distância.

O governante, que falava hoje em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, anunciou também que serão impostos limites de lotação máxima nos restaurantes e cafés da região.

Nos concelhos de baixo risco, o espaço fica reduzido a 2/3 da lotação máxima, até oito pessoas por mesa, nos de médio risco a lotação é reduzida para metade, com um máximo de seis pessoas por mesa, e, nos de alto risco, o máximo é de 1/3 da capacidade, podendo estar até quatro pessoas por mesa.

Foi deliberado ainda, na quarta-feira, em reunião do Conselho de Governo, manter a cerca sanitária de Rabo de Peixe.

Na freguesia de Ponta Garça, embora já tenha sido levantada a cerca, mantêm-se as restrições vigentes, com a proibição de circulação e de ajuntamentos, o encerramento de cafés e de restaurantes.

Existem atualmente 483 casos positivos ativos nos Açores, sendo 418 em São Miguel, 46 na Terceira, 15 no Faial, dois no Pico, um nas Flores e um no Corvo.

Foram detetados até hoje na região 3.526 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 25 óbitos e 2.917 recuperações.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.176.000 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ILYD // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.