Covid-19: Açores vão testar toda a população da ilha do Corvo com testes rápidos

| País
Porto Canal com Lusa

Praia da Vitória, Açores, 25 jan 2021 (Lusa) -- Toda a população da ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, será testada com testes rápidos de despiste do novo coronavírus, depois de se ter registado o primeiro caso positivo na ilha, anunciou hoje o Governo Regional.

"Esta manhã chegou à ilha do Corvo um carregamento com 500 testes rápidos para proceder à testagem de toda a população do Corvo", avançou, hoje, em declarações aos jornalistas, o secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses.

O governante falava na ilha Terceira, à margem de uma visita à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

Até sábado, a ilha do Corvo, com cerca de 460 habitantes, não tinha registado qualquer caso de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

O primeiro caso, reportado no sábado, foi identificado no âmbito de um teste realizado ao sexto dia aos passageiros que chegam de fora do arquipélago ou da ilha de São Miguel, que está classificada como zona de "alto risco" de transmissão.

A unidade de saúde da ilha revelou, no sábado, que testou nove pessoas identificadas como contactos próximos de alto risco, utilizando testes rápidos.

Todos tiveram resultado negativo, mas ficaram a aguardar pela realização de testes RT-PCR.

A testagem de toda a população da ilha foi uma reivindicação do PPM, partido que integra a coligação do Governo Regional com PSD e CDS-PP.

"Defende-se a rápida testagem de toda a população da ilha (cerca de 460 pessoas), com testes por PCR, e a introdução de medidas gerais de confinamento, salvaguardando as exceções necessárias no âmbito dos setores produtivos essenciais", avançou, no sábado, o líder da bancada parlamentar do PPM, eleito pelo círculo eleitoral do Corvo, Paulo Estêvão, em comunicado de imprensa.

Segundo Clélio Meneses, para já a população do Corvo será testada com testes rápidos, mas "de acordo com o que for a evolução da testagem rápida", poderão também ser utilizados testes RT-PCR.

"É uma população com contingências muito especiais, desde logo pelo isolamento, pela dimensão demográfica, pelo número de pessoas, pela faixa etária dominante, mas também, e sobretudo, pela exiguidade de recursos de profissionais de saúde. É um médico e dois enfermeiros. Acontecendo algum problema tem outra dimensão que não teria noutra ilha dos Açores", justificou.

O CDS-PP, outro parceiro da coligação, apresentou uma proposta na Assembleia Legislativa dos Açores que recomenda ao Governo Regional a aquisição de 250 mil testes rápidos.

Questionado sobre a iniciativa, o secretário regional da Saúde disse que o executivo está já "há algum tempo" a consultar fornecedores para adquirir mais testes rápidos.

Os Açores contam atualmente com 586 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, sendo 538 em São Miguel, 34 na Terceira, 10 no Faial, dois no Pico, um nas Flores e um no Corvo.

Desde o início do surto, foram detetados 3.425 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na região, tendo-se verificado 23 óbitos e 2.716 recuperações.

CYB // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).