Info

Surto de Covid-19 em Gondomar causa 33 infetados entre utentes e colaboradores de lar

Surto de Covid-19 em Gondomar causa 33 infetados entre utentes e colaboradores de lar
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um surto no Centro Social da Lomba, em Gondomar, resultou em 33 infetados, entre utentes e colaboradores do lar, com o novo coronavírus, confirmou hoje à Lusa o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins.

Os primeiros sinais da presença da covid-19 ocorreram no final de semana passada, após o que foram testados todos os utentes e colaboradores da instituição, havendo ainda a registar "11 casos negativos, tendo estes sido transferidos para a Pousada da Juventude do Porto", acrescentou o autarca.

O centro foi hoje vistoriado pela Comissão Covid da Proteção Civil de Gondomar, com a presença do delegado de saúde e da Segurança Social, revelou Marco Martins que assegurou "toda o apoio da autarquia, à semelhança do efetuado noutras situações".

Na página da instituição no Facebook, é anunciada a contratação de colaboradores, com entrada imediata, através de contratos de substituição ou via Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo Marco Martins acrescentado que "desde a semana passada estão a trabalhar no centro seis funcionárias das brigadas da Segurança Social".

"Ainda hoje seguiu uma grande quantidade de material [de proteção] para o centro, depois de já na semana passada ter sido feito um primeiro envio desse material. O centro não tem nenhuma necessidade de equipamento", disse.

O autarca desconhece se dos positivos, entretanto, algum teve de ser internado.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.129.368 mortos resultantes de mais de 99,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 10.721 pessoas dos 643.113 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Autarcas da Maia julgados de novo no caso Tecmaia e MP pede perda de mandatos

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto determinou um segundo julgamento do processo Tecmaia, visando o presidente da Câmara da Maia e dois outros réus e que pode culminar em perdas de mandato, segundo um despacho hoje conhecido.

Rui Moreira garante que o "município estará à altura das circunstâncias do voto eleitoral"

Rui Moreira Presidente da Câmara Municipal do Porto, garantiu na manhã desta sexta-feira, que o "município estará à altura das circunstâncias do voto eleitoral", referindo que já são "decisões que começam a tardar", o que em nada contribui para que o voto eleitoral corra bem, declarações ao Porto Canal feitas à margem da visita ao novo espaço da Livraria Poetria, cedido pelo município do Porto.

Passageiros e contas da Metro do Porto só se aproximam do pré-pandemia em 2023

A Metro do Porto prevê que os passageiros e as contas da empresa se aproximem dos valores pré-pandemia apenas em 2023, superando 2019 nalguns indicadores só em 2024, segundo o Plano de Atividades e Orçamento (PAO) de 2022.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS