Tribunal manda internar homem de Boticas que matou a mulher

| Norte
Porto Canal / Agências

Boticas, 21 jun (Lusa) - O Tribunal de Boticas determinou hoje que o homem que matou a mulher a tiro, em setembro de 2012, deve permanecer entre 3 e 16 anos num estabelecimento psiquiátrico e terá de indemnizar os filhos em 130 mil euros.

O homicida, Jeremias Pereira, de 56 anos, que já está num centro psiquiátrico de Coimbra, foi dispensado da leitura do acórdão.

Referindo ter ficado provado que Jeremias Pereira matou a mulher, o coletivo de juízes considerou que padecia de uma doença e, naquele momento, "foi incapaz de perceber o que estava a fazer".

Por esse motivo, foi condenado a internamento por um período mínimo de três anos e máximo de 16, sendo o diagnóstico médico ao longo dos anos "determinante" para a redução ou aumento da "pena".

A 03 de setembro de 2012, cerca da 01:00, na aldeia de Atilhó, Boticas, Jeremias Pereira, sem motivo aparente, desferiu um tiro de pistola na cara da mulher, de 52 anos, após a ter agredido com vários golpes na cara e no pescoço com um objeto perfurante.

Depois, pôs-se em fuga, tendo sido detido pela GNR em Montalegre, a mais de 20 quilómetros.

Com a idade atual e vigor físico, o coletivo de juízes entendeu que Jeremias Pereira poderia "voltar" a cometer um "ato destes". E, acrescentou, "como representa um grande perigo não ficamos com a certeza que em liberdade pudesse ter um comportamento normal".

Por causa da morte da mãe, os dois filhos do casal, de 26 e 28 anos, emigraram, abandonaram os amigos e a casa por estarem "fortemente afetados psicologicamente".

Assim, o tribunal sentenciou o pai a pagar-lhes uma indemnização de 130 mil euros por perda da mãe "que muito gostavam".

O advogado de acusação afirmou que a pena de internamento "é ajustada" porque o homicida representa um "perigo" para a sociedade.

Quanto à indemnização, Francisco Pinto Barros realçou que "nenhum" dinheiro paga uma vida humana, mas irá ajudar os filhos a "reconstruir" o futuro.

Juliana Neves, advogada de defesa, afirmou que vai analisar o acórdão e, só depois, decidirá se recorre da decisão do tribunal.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.