Covid-19: França regista cerca de 24.000 novos casos num dia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 23 jan 2021 (Lusa) - As autoridades de saúde francesas contabilizaram hoje 23.924 novos casos de coronavírus num dia, número que se mantém estável e elevado durante a última semana.

Nas últimas 24 horas morreram 230 pessoas devido à covid-19 em França, elevando a 72.877 o total de mortes desde o início da pandemia, em março de 2020.

Nos hospitais, 25.900 camas estão ocupadas por doentes com problemas derivados do vírus, com 1.169 novas admissões num dia.

Do total, 2.869 doentes estão nos cuidados intensivos (menos 16 do que na sexta-feira).

A pressão sobre as unidades hospitalares e a circulação do vírus mantêm-se em níveis altos no país, onde foram registados mais de três milhões de casos positivos de covid-19 desde março.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou hoje que já foram vacinadas um milhão de pessoas, como tinha prometido o executivo para finais deste mês, e agora espera acabar janeiro com 1,3 a 1,4 milhões de pessoas vacinadas.

A campanha de vacinação, que teve início em 27 de dezembro, foi acelerada nas últimas duas semanas, depois de fortes críticas sobre a lentidão inicial, já que na primeira semana tinham sido vacinadas 500 pessoas.

Para travar a expansão do vírus, o Governo francês endureceu no passado sábado a hora de recolher obrigatório, que se mantém em todo o país entre as 18:00 e as 06:00.

ALU // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.