Covid-19: S. João da Pesqueira testa toda a população

| Política
Porto Canal com Lusa

São João da Pesqueira, Viseu, 21 jan 2021 (Lusa) - A Câmara de S. João da Pesqueira anunciou hoje que, atendendo ao aumento do número de casos de covid-19, vai testar gratuitamente todos os habitantes e os trabalhadores de empresas do concelho.

Na opinião do presidente da Câmara, Manuel Cordeiro, este é "um momento de agir, de salvaguardar e proteger a vida" dos cidadãos e de "preservar a integridade social e económica" do território.

"Travar a disseminação da covid-19 é imperativo e uma responsabilidade de todos. Por isso, o nosso executivo vai intervir. Mais eficaz do que culpabilizar, é resolver. Temos que agir", defendeu.

De segunda-feira ao dia 29, estarão equipas a realizar testes antigénio com zaragatoa na sede e nas freguesias do concelho, em articulação com as Juntas de Freguesia.

O objetivo é "detetar as cadeias de contágio ativas, para se conseguir isolar os potenciais focos nas diferentes localidades".

O plano de testagem, com as datas e locais para a sua realização, será em breve comunicado à população.

Neste concelho do Norte do distrito de Viseu foram identificados e reportados pela Direção-geral da Saúde 284 casos desde o início da pandemia.

São João da Pesqueira tem mais de 7.000 habitantes e, neste momento, regista uma taxa de incidência de contágio superior a 750 casos por 100 mil habitantes, encontrando-se no grupo de concelhos de Risco Extremamente Elevado.

 

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Confira todos os nomes da mesa da Assembleia da República 

José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República (AR), na tarde desta terça-feira, com 160 votos a favor, na sequência de um acordo estabelecido entre o PSD e o PS.

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.