Info

PR de Cabo Verde confiante na assinatura de acordo de mobilidade no espaço CPLP em junho

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bissau, 18 jan 2021 (Lusa) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, disse hoje em Bissau que está confiante que o acordo de mobilidade de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deverá ser assinado em junho, em Luanda, Angola.

Jorge Carlos Fonseca, que hoje iniciou uma visita oficial de três dias à Guiné-Bissau, falava aos jornalistas e respondeu a uma questão na sua qualidade de presidente em exercício da CPLP.

O presidente em exercício da CPLP disse que Cabo Verde elegeu como lema da sua presidência rotativa a "Cultura, as Pessoas, os Oceanos", e que após um trabalho árduo os resultados alcançados já estão a ser elogiados por dirigentes da organização.

Jorge Carlos Fonseca afirmou que Cabo Verde apostou na questão da mobilidade de cidadãos como objetivo da sua presidência e já tem um acordo elaborado e, quase, aceite na comunidade.

"Neste momento há um acordo aceite pelos ministros da Administração Interna, ministros das Relações Externas dos nove países da CPLP e temos um acordo pronto para, se Deus quiser, em julho, em Luanda, os chefes de Estado o aprovarem em definitivo e assinarem o acordo de mobilidade no espaço da CPLP", declarou Jorge Carlos Fonseca.

O dirigente cabo-verdiano frisou que "mesmo que fosse só isso" o seu país ia considerar que alcançou "uma grande vitória", já que o próprio, enquanto académico, sempre defendeu que sem a mobilidade de cidadãos a CPLP não existirá.

"Recentemente o secretário executivo, ocupado por Portugal, teceu grandes elogios à presidência de Cabo Verde", adiantou Jorge Carlos Fonseca.

A CPLP integra nove Estados-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

MB // LFS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Falar simplesmente pode transmitir infeção de covid-19 se tiver infetado

A infeção de covid-19 pode ser transmitida por pessoas infetadas assintomáticas durante a fala, revelaram investigadores, que recomendam o uso de máscara e viseira em situações de proximidade como a ida a uma consulta ou ao cabeleireiro.

Covid-19: Brasil ultrapassa 255 mil mortes após 778 óbitos nas últimas 24 horas

Brasília, 01 mar 2021 (Lusa) - O Brasil ultrapassou hoje as 255 mil mortes (255.720) devido à covid-19, após ter somado 778 óbitos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde brasileiro no seu último boletim epidemiológico.

Moreirense e Belenenses SAD empatam no encerramento da 21.ª jornada da I Liga

Moreira de Cónegos, Braga, 01 mar 2021 (Lusa) -- O Moreirense e o Belenenses SAD empataram hoje 2-2, no jogo de encerramento da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com os 'azuis' a recuperarem duas vezes de uma desvantagem no marcador.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m