Info

Covid-19: Surto no Hospital de Alcobaça com 23 infetados entre utentes e profissionais

| País
Porto Canal com Lusa

Alcobaça, Leiria, 17 jan 2021 (Lusa) -- O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira regista um surto de covid-19, com 23 infetados, informou hoje o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

Em comunicado, o CHL adiantou que se encontram infetados 16 utentes -- que continuarão internados - e sete profissionais - "três enfermeiros, três assistentes operacionais e um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, que se encontram em isolamento no domicílio".

O surto, cuja origem ainda não é conhecida e está a ser averiguada, foi detetado na sexta-feira no Serviço de Medicina Interna do hospital e, segundo o CHL, "está controlado".

"Foram tomadas todas as medidas adequadas, que salvaguardam a saúde e segurança dos profissionais e doentes, e seguidos todos os protocolos estabelecidos, bem como está a ser efetuada a devida articulação com as entidades de Saúde Pública", segundo o comunicado.

Tendo em conta o agravamento epidemiológico "que se reflete na afluência crescente à instituição", o CHL sublinhou estar a "fazer a melhor gestão possível de todos os recursos humanos e materiais" e apela aos utentes com sintomas da área respiratória para, antes de se dirigirem à urgência, contactarem a Linha Saúde24 e se dirigirem à ADR-C (área dedicada a doentes respiratórios), no Estádio Municipal de Leiria.

No concelho de Alcobaça registam-se 736 casos ativos de infeção, de acordo com o último boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, publicado hoje.

Desde o início o concelho registou 1.759 casos positivos, dos quais 995 recuperaram e 28 morreram.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.022.740 mortos resultantes de mais de 94,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.709 pessoas dos 532.416 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

DA // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Covid-19: Portugal com 56.426 infeções, novo máximo em 24 horas. 34 pessoas morreram

Portugal registou 56.426 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 34 mortes associadas à covid-19, indicam números hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Livro "Milhões a voar" critica injeção na TAP

O novo livro "Milhões a voar" de André Pinção Lucas e Carlos Guimarães Pinto, critica a injeção da TAP e desmonta sete falácias a favor do investimento público. Em declarações ao Porto Canal, André Pinção Lucas, autor do livro, considerou a TAP como "um novo banco com asas" e diz que o valor injetado é "chocante".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.