Consumo privado regista ligeira melhoria em abril

Consumo privado regista ligeira melhoria em abril
| Economia
Porto Canal

O consumo privado registou uma melhoria ligeira em abril, em relação ao mês anterior, enquanto que a atividade económica se manteve estabilizada, refere o Banco de Portugal (BdP) nos seus indicadores de conjuntura, divulgados hoje.O BdP assinala que, em abril de 2013, o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da atividade

económica "apresentou uma estabilização face ao mês anterior" e o do consumo privado subiu relativamente ao mês anterior.

Nos dados divulgados pelo BdP, o indicador coincidente do consumo privado recuperou de -4,0% em março para -3,6% em abril, enquanto que a o indicador coincidente da atividade económica se manteve nos -2,0% em abril, o mesmo que em março.

A confiança dos consumidores -- medida pela Comissão Europeia - manteve-se estável.

Na sua análise de conjuntura à economia portuguesa, o Banco de Portugal destaca ainda a decisão do Banco Central Europeu de ter reduzido em 0.25 pontos percentuais (p.p.) a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento, uma decisão ancorada na consistência da política de baixas pressões inflacionistas no médio prazo.

"O sentimento de fraqueza da atividade económica acentuou-se desde a primavera, pelo que a redução das taxas de juro deverá contribuir para sustentar as perspetivas de recuperação no final do ano", adianta o BdP.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.