Hospital de Gaia prepara 24 camas para eventual "súbito aumento de procura" face à pandemia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 14 jan 2021 (Lusa) -- O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) "reconverteu" uma enfermaria com 24 camas para receber doentes com covid-19, dando resposta a um possível "súbito aumento de procura", indicou hoje fonte daquele hospital.

Em resposta à agência Lusa, o CHVNG/E indicou que, "dado que é expectável um súbito aumento de procura", foi reconvertida uma enfermaria que "permanece em 'stand by'[espera] e será usada conforme a necessidade".

Atualmente o CHVNG/E tem internados em enfermaria 75 doentes com infeção pelo novo coronavírus e 10 em cuidados intensivos.

Sem concretizar o número atual de camas de enfermaria, a mesma fonte indicou que a capacidade em cuidados intensivos é de 28 camas.

"Em enfermaria, dada a flexibilização que o plano de contingência prevê, com abertura e fecho de enfermarias covid-19 em função da evolução da pandemia, não é possível indicar uma percentagem de ocupação", explicou o CHVNG/E.

Numa semana em que Portugal regista máximos de casos de infeção pelo novo coronavírus e de mortes associadas à covid-19, o Ministério da Saúde enviou um despacho aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde com entrada em vigor imediata, no qual determinava que os hospitais passassem os seus Planos de Contingência para o nível máximo.

Esta determinação implica, na prática, maximizar a resposta da capacidade hospitalar à situação epidemiológica local, regional e nacional, bem como "suspender a atividade assistencial programada não urgente que possa reverter em reforço de cuidados ao doente crítico".

Sobre esta matéria, o CHVNG/E esclareceu, na resposta à Lusa, que "não tem o plano de contingência estabelecido em níveis", uma vez que trabalha numa lógica de "flexibilidade".

O CHVNG/E indicou que, no que toca à atividade cirúrgica, desde terça-feira "está focada essencialmente na resposta aos doentes prioritários/emergentes", enquanto "as consultas, o ambulatório e o Hospital de Dia continuam a funcionar de forma regular".

"Obviamente, haverá uma redução substancial das cirurgias, e o que está a ser feito é uma programação realizada com menos tempo de antecipação, de forma a não gerar falsas expectativas nos utentes. Ou seja, há uma diminuição da marcação das cirurgias e não um cancelamento. A respetiva quantificação só poderá ser analisada a posteriori, por comparação com períodos homólogos", referiu o CHVNG/E.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PFT // ACG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.