Info

Hospital de Gaia prepara 24 camas para eventual "súbito aumento de procura" face à pandemia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 14 jan 2021 (Lusa) -- O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) "reconverteu" uma enfermaria com 24 camas para receber doentes com covid-19, dando resposta a um possível "súbito aumento de procura", indicou hoje fonte daquele hospital.

Em resposta à agência Lusa, o CHVNG/E indicou que, "dado que é expectável um súbito aumento de procura", foi reconvertida uma enfermaria que "permanece em 'stand by'[espera] e será usada conforme a necessidade".

Atualmente o CHVNG/E tem internados em enfermaria 75 doentes com infeção pelo novo coronavírus e 10 em cuidados intensivos.

Sem concretizar o número atual de camas de enfermaria, a mesma fonte indicou que a capacidade em cuidados intensivos é de 28 camas.

"Em enfermaria, dada a flexibilização que o plano de contingência prevê, com abertura e fecho de enfermarias covid-19 em função da evolução da pandemia, não é possível indicar uma percentagem de ocupação", explicou o CHVNG/E.

Numa semana em que Portugal regista máximos de casos de infeção pelo novo coronavírus e de mortes associadas à covid-19, o Ministério da Saúde enviou um despacho aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde com entrada em vigor imediata, no qual determinava que os hospitais passassem os seus Planos de Contingência para o nível máximo.

Esta determinação implica, na prática, maximizar a resposta da capacidade hospitalar à situação epidemiológica local, regional e nacional, bem como "suspender a atividade assistencial programada não urgente que possa reverter em reforço de cuidados ao doente crítico".

Sobre esta matéria, o CHVNG/E esclareceu, na resposta à Lusa, que "não tem o plano de contingência estabelecido em níveis", uma vez que trabalha numa lógica de "flexibilidade".

O CHVNG/E indicou que, no que toca à atividade cirúrgica, desde terça-feira "está focada essencialmente na resposta aos doentes prioritários/emergentes", enquanto "as consultas, o ambulatório e o Hospital de Dia continuam a funcionar de forma regular".

"Obviamente, haverá uma redução substancial das cirurgias, e o que está a ser feito é uma programação realizada com menos tempo de antecipação, de forma a não gerar falsas expectativas nos utentes. Ou seja, há uma diminuição da marcação das cirurgias e não um cancelamento. A respetiva quantificação só poderá ser analisada a posteriori, por comparação com períodos homólogos", referiu o CHVNG/E.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PFT // ACG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de VN Gaia reforça call center para rastreamento de casos positivos

A Câmara de Vila Nova de Gaia reforçou o call center com 25 funcionários municipais para ajudarem no rastreamento de casos positivos. Susana Carmo Silva, Médica de Sáude Pública e responsável pela equipa, disse ao Porto Canal que "fizeram formação a agentes da Polícia Municipal", à qual responderam "muito bem".

Escola Dr. Costa Matos em VN Gaia começa hoje a testar ao alunos

A Escola Dr. Costa Matos em Vila Nova de Gaia começa esta quinta-feira uma iniciativa de testagem aos alunos e, num agrupamento com cerca de 1100 alunos, hoje serão testados 500 alunos. Em declarações ao Porto Canal, os alunos acreditam que esta testagem "é muito importante", para permanecerem mais seguros nas escolas.

Braga está na lista dos distritos em aviso amarelo devido ao tempo frio

Os distritos de Bragança, Vila Real, Setúbal, Santarém, Leiria e Braga estão hoje e sexta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS