Onze mortos no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro

Onze mortos no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro
| Norte
Porto Canal com Lusa

O número de mortes associadas à covid-19 no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro, distrito de Bragança, subiu para 11 e todos os 61 utentes estão infetados pelo SARS-CoV-2, disse hoje à Lusa a provedora da instituição.

"Temos a lamentar a morte de mais dois utentes. Uma mulher que morreu hoje de manhã na instituição que tinha 91 anos e um homem de 90 anos que se encontrava internado no Hospital de Bragança que morreu durante a noite", disse Jacinta Fernandes.

De acordo com a provedora, atualmente há um utente internado numa unidade hospitalar de Bragança e dois tiveram alta.

"Para já a situação está estável, não havendo agravamento dos sintomas entre os utentes institucionalizados", indicou.

Na quarta-feira, morreram dois utentes infetados com o novo coronavírus, fazendo subir para nove o número de óbitos de idosos daquele lar.

No domingo, foram registadas também duas mortes, de duas mulheres, uma com 67 anos e outra na casa dos 85 anos que estavam muito debilitadas.

"Também na noite de domingo para segunda-feira registámos a morte de um homem de 92 anos, já bastante debilitado", indicou a provedora.

Na segunda-feira de manhã, morreu um utente de 69 anos que estava hospitalizado em Bragança.

A 06 de janeiro, registaram-se duas mortes de duas utentes com 67 e 92 anos que padeciam de outras doenças.

A primeira morte associada à covid-19 naquele lar aconteceu a 04 de dezembro, tratando-se de um homem de 93 anos que também tinha outras patologias associadas.

Dos últimos testes efetuados, a meio da semana passada, houve o registo do aumento de casos positivos entre os funcionários, cujo número subiu para 28 dos 42 pessoas que trabalham no lar.

O primeiro caso positivo para o novo coronavírus naquela instituição foi registado em 23 de dezembro de 2020.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.