Covid-19: Açores com 64 novos casos, a maioria em São Miguel

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 13 jan 2021 (Lusa) - Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 64 novos casos de covid-19, sendo 60 em São Miguel, três nas Flores e um na Terceira, e 22 pessoas recuperaram da doença.

A informação consta do boletim diário de hoje da Autoridade de Saúde dos Açores, indicado que os novos casos foram apurados em "1.569 análises realizadas nos laboratórios de referência da região e de um número indeterminado em laboratórios privados".

São Miguel foi a ilha que registou maior número de casos, nas últimas 24 horas, com "60 novos casos positivos em contexto de transmissão comunitária", enquanto na ilha das Flores foram detetados três novos doentes, "viajantes não residentes com análises de rastreio ao sexto dia", e na Terceira deu-se "um novo caso em contexto de transmissão comunitária".

A Autoridade de Saúde Regional informa ainda que ocorreram, nas últimas 24 horas, 22 recuperações, 17 das quais em São Miguel e cinco na Terceira.

Ainda de acordo com aquela entidade, "dois casos positivos anteriores, com histórico de viagem ao exterior da região e análise positiva ao sexto dia, apresentaram documentação comprovativa de anterior infeção e respetiva recuperação, deixando de contar como casos ativos" nos Açores.

Quanto a internamentos, há 28 pessoas internadas, mais uma do que na terça-feira, 24 das quais em São Miguel, no Hospital do Divino Espírito Santo (cinco em Unidade de Cuidados Intensivos - UCI) e quatro na Terceira, no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (um em UCI).

Os Açores têm atualmente 879 casos positivos ativos na região, sendo 839 em São Miguel, 33 na Terceira, dois no Faial e cinco nas Flores.

Foram detetados até hoje na região 2.845 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 23 óbitos e 1.846 recuperações.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.945.437 mortos resultantes de mais de 90,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

APE // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).