Surto em lar de Vila Nova de Cerveira infeta 41 utentes e nove funcionários

Surto em lar de Vila Nova de Cerveira infeta 41 utentes e nove funcionários
| Norte
Porto Canal com Lusa

Quarenta e um dos 70 utentes e nove dos 48 funcionários do Lar Maria Luísa, da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, estão infetados com o vírus SARS-Cov-2, disse hoje o provedor.

Em declarações à agência Lusa, Rui Cruz explicou que "dos 41 utentes com covid-19, um está hospitalizado e os restantes assintomáticos".

"Os restantes idosos que não estão infetados foram isolados em alas existentes na instituição", revelou o provedor.

Segundo Rui Cruz, "desde o início da pandemia, este é o primeiro surto a afetar a lar Maria Luísa", tendo sido detetado na terça-feira.

"Um utente sofreu uma queda e foi transportado ao hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Foi testado no hospital e confirmou-se a infeção pelo vírus SARS-Cov-2, que provoca a covid-19", especificou.

Na quarta-feira, segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, "foi iniciado o processo de despiste da doença em todos os utentes e funcionários da instituição".

"Os testes terminaram na madrugada de hoje e confirmaram o surto, nos 41 utentes e nove funcionários".

"Os funcionários estão todos bem e já requeremos a disponibilização de uma Brigada de Intervenção Rápida (BIR)", reforçou.

Em Portugal já morreram mais de 8.000 doentes com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 496 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.