Alunos retratam desertificação e trabalho na vinha em Mesão Frio

| Norte
Porto Canal / Agências

Mesão Frio, 21 jun (Lusa) -- Dezoito alunos da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) apresentam no dia 28, em Mesão Frio, três documentários e sete projetos fotográficos que retratam o concelho, desde o trabalho na vinha à desertificação.

A iniciativa "Mesão Frio: Percursos de uma identidade" resulta de uma residência artística de fotografia e cinema documental do mestrado em Comunicação Audiovisual da ESMAE.

A organização refere, em comunicado, que esta mostra pretende levar os visitantes numa viagem pelo concelho duriense, "acompanhando as gentes e lugares que coabitam entre um progresso turístico permanente e um desenvolvimento social, económico e cultural lento e, por vezes, esquecido".

Nestes trabalhos, feitos com a colaboração das populações locais, os estudantes exploraram os cenários de desertificação das aldeias, o trabalho na vinha, os trabalhadores e os caseiros das grandes quintas -- os "últimos resistentes de uma geração que não se irá renovar".

Mergulham ainda na paisagem deste território, construída em socalcos a partir do rio, e nas instituições do concelho, como no lar de idosos onde sobrevivem os mais velhos e mostram algumas das últimas pessoas que nasceram no hospital da misericórdia local.

Mesão Frio é um pequeno concelho da Região Demarcada do Douro, encravado entre o rio e a serra, onde a principal atividade económica é a vitivinicultura e que vive debaixo do estigma de ser um dos territórios do país com a maior taxa de desemprego.

Os projetos fotográficos vão ser apresentados num hotel de Cidadelhe e a exposição destes trabalhados vai prolongar-se até 10 de julho, ocupando espaços no bar, corredores, capela, cozinha e na antiga adega deste solar.

A antestreia dos filmes decorre, também no dia, no Auditório Municipal de Mesão Frio. No dia 29 haverá uma projeção aberta ao público.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Mesão Frio e a colaboração das juntas de freguesia de Cidadelhe e Barqueiros, e da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.