Covid-19: Israel regista recorde diário de 9.589 casos e mantém confinamento

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Jerusalém, 12 jan 2021 (Lusa) - O Ministério da Saúde de Israel anunciou que 9.589 novos casos do SARS-CoV-2 foram hoje detetados no país, o maior número desde o início da pandemia, elevando o total de infeções para mais de meio milhão.

Com estes novos casos, Israel, que tem nove milhões de habitantes, atingiu 504.269 infetados desde o início da pandemia, dos quais quase 75.000 casos ainda estão ativos e mais de 1.000 pessoas estão em estado grave.

Há mais de três meses que Israel não registava um número recorde de infeções, sendo que já se passaram quase três semanas após o início do terceiro confinamento no país.

Este novo recorde de casos coincide com o aumento dos testes realizados, que ultrapassaram os 129 mil na segunda-feira, situando a taxa casos positivos em 7,6%.

No início de outubro, quando se registava um número recorde de infeções próximo a 9.000, a quantidade de testes realizados era bem menor e mais de 13% destes eram positivos.

Israel está também está a realizar uma rápida campanha de vacinação.

Ao mesmo tempo em que aumentam as infeções, sobe também o número de israelitas vacinados contra o SARS-CoV-2, que já representam mais de 20% da população.

De acordo com os dados de saúde mais recentes, mais de 1.850.000 pessoas já receberam a primeira dose e, esta semana, muitas delas já receberam a segunda.

A meta do Governo é que até ao final de março todos os maiores de 16 anos tenham sido vacinados. Este é um prazo ambicioso mas que, após a chegada de mais doses de vacinas da Pfizer e da Moderna, aponta para mais de 150.000 aplicações diárias.

O atual confinamento, que vai durar pelo menos até 21 de janeiro, restringe a movimentação a no máximo um quilómetro de casa, limita as reuniões a máximo de cinco pessoas dentro de uma residência e 10 no espaço exterior, além de manter as escolas encerradas, entre outras restrições severas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,9 milhões de mortos num total de mais de 90 milhões de casos em todo o mundo.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

CSR // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.