FC Porto B perde nos últimos minutos frente ao Leixões

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

FC Porto B continua incapaz de contrariar a sina que o tem vindo a afetar nas últimas semanas. Pela segunda jornada consecutiva, a formação B dos Dragões voltou a deixar fugir pontos nos derradeiros momentos da partida e ocupa agora a primeira posição de descida na Liga Portugal 2.

Frente ao Leixões, os comandados de Rui Barros entraram a perder no Estádio de Pedroso, mas logo reagiram e igualaram a partida. Contudo, no último minuto do tempo regulamentar - e frente a um adversário direto na luta pela fuga aos últimos lugares da tabela - os jovens azuis e brancos deixaram-se empatar e viram a série de resultados negativos agravar-se no final da ronda 15 da segunda Liga.

Forçado a retirar Rodrigo Conceição do onze inicial, consequência do quinto cartão amarelo visto pelo ala na última jornada, Rui Barros fez apenas uma mudança no onze que havia empatado em Almada, frente ao Cova da Piedade. Rodrigo Pinheiro entrou para o corredor direito e foi aí que se desenrolou grande parte da ação no primeiro tempo. Logo ao décimo minuto, Nenê ainda marcou, mas o golo viria a ser anulado por posição adiantada do melhor marcador da primeira Liga 2008/09. Depois da ameaça do brasileiro, o Leixões concretizou o aviso: Avto cruzou, o remate de Cristophe embateu num homem da casa e Jefferson Encada beneficiou do ressalto. O guineense rodou sobre a defesa portista e foi capaz de rematar cruzado e rasteiro, fora do alcance de Ricardo Silva. Novamente em desvantagem no Estádio de Pedroso, o FC Porto B não desmoralizou e, volvidos cinco minutos, Francisco Conceição sofreu falta de Rafael Furlan dentro da área leixonense. Beto ainda defendeu o penálti de Danny Loader, porém, na recarga, o dianteiro inglês teve mais frieza e conseguiu colocar a bola longe do antigo guardião portista. A melhor situação até ao intervalo pertenceu ao Leixões que, novamente por Jefferson Encada, esteve perto de se recolocar em vantagem. Antes do descanso, Diogo Bessa saiu com queixas físicas e a entrada Carlos Gabriel renovou o habitual figurino nas laterais azuis e brancas.

Logo após o recomeço, a equipa B dos Dragões esteve perto de consumar a reviravolta em duas ocasiões distintas. Primeiro por Johan Gómez, que recebeu um cruzamento de Francisco Conceição e atirou a meia altura de pé esquerdo, com o remate a sair ligeiramente por cima do travessão. De seguida, foi da canhota do próprio Francisco que saiu o forte disparo, no entanto o esférico passou ao lado do poste direito de Beto. A partir daqui, o guardião matosinhense foi a grande figura da partida. Primeiro a negar o golo a Gonçalo Borges, após bom trabalho de Danny Loader por entre a defesa forasteira, e depois ao inevitável Francisco Conceição, que não foi capaz de concretizar uma oportunidade de ouro já dentro dos derradeiros dez minutos. Com o Leixões fechado atrás e a apostar tudo no erro dos jovens portistas, foi precisamente ao minuto noventa que a opção deu frutos. Num rápido contra-ataque após má opção atacante dos azuis e brancos, o recém-entrado Kiki recebeu a bola no coração da área e meteu-a no ângulo superior oposto da baliza. A vitória parecia estar destinada ao emblema de Matosinhos, mas quem garantiu os três pontos foi Beto. Ao 95.º minuto, o veterano guarda-redes protagonizou uma defesa espetacular após cabeceamento de Mor Ndiaye e selou definitivamente o triunfo para o conjunto de José Mota.

No próximo domingo, a formação B portista viaja até ao terreno do terceiro classificado para disputar nova jornada da Liga Portugal 2. O Feirense-FC Porto B tem apito inicial agendado para as 11h15 e transmissão televisiva em direto na Sport TV1.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-LEIXÕES, 1-2
Liga Portugal 2, 15.ª jornada
11 de janeiro de 2021
Estádio de Pedroso

Árbitro: Cláudio Pereira
Assistentes: Hugo Santos e Hugo Marques
Quarto árbitro: Carlos Campos

FC PORTO B: Ricardo Silva; Rodrigo Pinheiro, Pedro Justiniano (cap.), João Marcelo, Diogo Bessa, Tiago Matos, Rodrigo Valente, Johan Gómez, Francisco Conceição, Gonçalo Borges e Danny Loader
Substituições: Diogo Bessa por Carlos Gabriel (39m), Johan Gómez por Mor Ndiaye (71m), Gonçalo Borges por Igor Cássio (72m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Gonçalo Brandão, Diogo Ressurreição, Rafael Pereira, Bernardo Folha e Kelvin Boateng
Treinador: Rui Barros

LEIXÕES: Beto (cap.); Edu Machado, Pedro Pinto, Brendon, Rafael Furlan, Bruno Monteiro, Wendel, Cristophe Nduwarugira, Avto, Jefferson Encada e Nenê
Substituições: Wendel por Sapara (66m), Avto por Paulo Machado (79m), Jefferson Encada por Kiki (79m), Bruno Monteiro por Rücker (90+4m) e Nenê por Rui Pedro (90+4m)
Não utilizados: Stefanovic, Tiago André, Jota Silva e Lucas Lopes
Treinador: José Mota

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Jefferson Encada (17m), Danny Loader (23m) e Kiki (90m)
Disciplina: cartão amarelo a Rafael Furlan (36m), Carlos Gabriel (45+1m), Brendon (57m), Cristophe Nduwarugira (73m) e Pedro Justiniano (74m)

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.