Covid-19: Surto em lar de Alverca do Ribatejo com 43 infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 jan 2021 (Lusa) -- Um surto de covid-19 no lar de idosos da Fundação CEBI, em Alverca do Ribatejo, regista 43 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, disse à Lusa fonte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

A fonte adiantou que, dos 43 infetados, 35 são utentes e oito funcionários, acrescentando que o surto foi detetado na sexta-feira.

"Estamos a falar de um universo de 82 utentes e 76 funcionários. Trinta e cinco utentes e oito funcionários tiveram teste positivo. Todos estão sem sintomas", disse.

De acordo com fonte da câmara, o lar da Fundação CEBI, em Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, já separou utentes infetados dos não infetados e "a situação está para já controlada".

A mesma fonte disse que se tem verificado um aumento significativo de casos no concelho de Vila Franca de Xira, sendo, além do surto no lar da Fundação CEBI, há sobretudo casos de contágios em famílias.

De acordo com dados de domingo divulgados pela Câmara de Vila Franca de Xira, liderada por Alberto Mesquita (PS), são 995 os casos ativos ( mais 95 que no sábado) de covid-19 no município.

Destes, 29 doentes encontram-se internados e os demais 966 estão em isolamento domiciliário. Foram também registados um total de 111 óbitos.

O número de doentes recuperados é de 5.876 (mais 39 que no sábado), havendo um total acumulado de 6.982 casos confirmados (mais 134) e 1.020 casos em vigilância pela autoridade de saúde.

Na União de freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho foram confirmados até domingo um total de 1.846 casos, dos quais 283 estão ativos e 1.533 recuperados (igual).

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.803 pessoas dos 483.689 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

DD // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Católica favorece admissão de aluno em Medicina por ser “descendente de beneméritos” da Instituição

A Universidade Católica Portuguesa divulgou o resultado das Candidaturas ao Mestrado Integrado em Medicina. Na lista é possível verificar que a instituição beneficiou a admissão de um aluno por ser "descendente em linha reta de beneméritos insignes” da Universidade, tendo o candidato em questão uma média inferior a alguns estudantes cuja admissão está "condicionada à existência de vagas". O caso tem gerado polémica nas redes sociais com várias pessoas a questionarem a honestidade do processo, referindo que favorece a "herança" face à "meritocracia".

Oito jesuítas envolvidos em casos de abuso sexual de menores em Portugal entre 1950 e 1990

A Província Portuguesa da Companhia de Jesus anunciou hoje ter apurado, “com um grau de probabilidade elevada”, a ocorrência de casos de abuso sexual de menores cometidos por oito jesuítas, entre 1950 e o início da década de 1990.

Portugal estuda cooperação académica com Stanford em matéria ambiental

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira que Portugal está a estudar um quadro de cooperação académica com a nova Faculdade de Sustentabilidade da Universidade de Stanford, na Califórnia.