Covid-19: Surto em lar de freguesia rural de Nisa com 35 infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Nisa, Portalegre, 11 jan 2021 (Lusa) -- Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural de Nisa, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 35 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

De acordo com a vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo (SCMAT), Alice Martins, estão infetados "24 utentes e 11 funcionários" da instituição.

"Só temos um utente hospitalizado, mas não é por causa da covid-19, embora esteja também infetado. Na instituição, nós temos 24 utentes infetados e há uma utente que vai realizar novamente o teste porque resultou inconclusivo", explicou.

"Os nossos utentes estão todos assintomáticos, normais. Nós temos aqui uma brigada da Segurança Social a ajudar-nos e os utentes estão isolados numa parte do lar, estão a ser bem tratados", acrescentou.

O lar da SCMAT, cujo surto foi detetado na terça-feira, conta com um universo de 26 utentes e 22 funcionários.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.926.570 mortos resultantes de mais de 89 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.803 pessoas dos 483.689 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

HYT // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Católica favorece admissão de aluno em Medicina por ser “descendente de beneméritos” da Instituição

A Universidade Católica Portuguesa divulgou o resultado das Candidaturas ao Mestrado Integrado em Medicina. Na lista é possível verificar que a instituição beneficiou a admissão de um aluno por ser "descendente em linha reta de beneméritos insignes” da Universidade, tendo o candidato em questão uma média inferior a alguns estudantes cuja admissão está "condicionada à existência de vagas". O caso tem gerado polémica nas redes sociais com várias pessoas a questionarem a honestidade do processo, referindo que favorece a "herança" face à "meritocracia".

Oito jesuítas envolvidos em casos de abuso sexual de menores em Portugal entre 1950 e 1990

A Província Portuguesa da Companhia de Jesus anunciou hoje ter apurado, “com um grau de probabilidade elevada”, a ocorrência de casos de abuso sexual de menores cometidos por oito jesuítas, entre 1950 e o início da década de 1990.

Portugal estuda cooperação académica com Stanford em matéria ambiental

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira que Portugal está a estudar um quadro de cooperação académica com a nova Faculdade de Sustentabilidade da Universidade de Stanford, na Califórnia.