Covid-19: Surto em lar de freguesia rural de Nisa com 35 infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Nisa, Portalegre, 11 jan 2021 (Lusa) -- Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural de Nisa, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 35 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

De acordo com a vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo (SCMAT), Alice Martins, estão infetados "24 utentes e 11 funcionários" da instituição.

"Só temos um utente hospitalizado, mas não é por causa da covid-19, embora esteja também infetado. Na instituição, nós temos 24 utentes infetados e há uma utente que vai realizar novamente o teste porque resultou inconclusivo", explicou.

"Os nossos utentes estão todos assintomáticos, normais. Nós temos aqui uma brigada da Segurança Social a ajudar-nos e os utentes estão isolados numa parte do lar, estão a ser bem tratados", acrescentou.

O lar da SCMAT, cujo surto foi detetado na terça-feira, conta com um universo de 26 utentes e 22 funcionários.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.926.570 mortos resultantes de mais de 89 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.803 pessoas dos 483.689 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

HYT // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

“Viajar sem pressa”. Mais de 16 mil condutores em excesso de velocidade durante campanha de segurança

Mais de 16 mil condutores foram apanhados por radares em excesso de velocidade durante a campanha de segurança rodoviária “Viajar sem pressa”, que decorreu entre 31 de janeiro e 06 de fevereiro, revelou esta terça-feira a GNR.

Burla informática aumentou 20% em 2022. Fraude “Olá pai, olá mãe” em destaque

A PSP recebeu mais de 36 mil queixas de burla informática e nas comunicações nos últimos quatro anos, tendo este tipo de crime aumentado 20% em 2022, ano em que se destacou a fraude “Olá pai, olá mãe”.

Sismo. Portugal envia “nas próximas horas” equipa de 53 operacionais para ajudar nas operações de busca e salvamento

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, afirmou esta terça-feira que Portugal vai enviar, "nas próximas horas", uma equipa composta por 53 operacionais para ajudar nas operações de busca e salvamento, após o sismo que abalou a Turquia e a Síria.