Info

Covid-19: Surto com 39 infetados em lar no concelho de Sátão

| País
Porto Canal com Lusa

Sátão, Viseu, 09 jan 2021 (Lusa) - Um surto de covid-19 no lar do Centro Paroquial de Águas Boas, em Sátão, distrito de Viseu, infetou os 22 utentes da instituição e 17 dos 18 funcionários, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.

O surto ocorreu no início da semana, sendo que os testes foram realizados até quinta-feira, registando-se a infeção de todos os utentes do lar, situado no concelho de Sátão, disse o presidente do município, Paulo Santos.

Dezassete dos 18 funcionários, incluindo o diretor técnico da instituição, foram também infetados, acrescentou.

"A maioria dos utentes estão assintomáticos, mas são pessoas idosas, algumas com debilidades no que toca à saúde, o que inspira muitos cuidados", frisou.

Segundo o autarca, dois dos utentes foram ao hospital na sexta-feira, não tendo ainda informação se foram internados ou se regressaram ao lar.

Face ao elevado número de funcionários infetados, a Segurança Social "já disponibilizou uma equipa de intervenção rápida, apenas com três auxiliares e um diretor técnico", referiu Paulo Santos, salientando que a equipa é reduzida para as necessidades do Centro Paroquial de Águas Boas.

No entanto, a instituição está também a recorrer a "um banco de voluntariado para ajudar quer na área da saúde, nas refeições e no restante trabalho naquele lar", sublinhou, realçando que a autarquia também disponibilizou uma funcionária para realizar apoio domiciliário que a instituição normalmente fornece a 28 pessoas nas aldeias da zona.

De acordo com Paulo Santos, este é o primeiro surto num lar do concelho de Sátão.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.590 pessoas dos 466.709 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

JGA // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal regista mais 2898 casos de Covid-19 e mais 13 mortes nas úlltimas 24h

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 2.898 casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 13 mortes atribuídas à covid-19, bem como mais 75 pessoas internadas com a doença, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Portugueses retidos em Marrocos pedem voo de repatriamento 

Depois do fecho das fronteiras de Marrocos, várias dezenas de portugueses ficam retidos e, segundo apurou o Porto Canal, pedem um voo de repatriamento. Em declarações ao Porto Canal, os portugueses retidos tentam encontrar soluções, mas muitas delas com custos insuportáveis.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.