Covid-19: Brasil supera marca de 8 milhões de infetados

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Paulo, 08 jan 2021 (Lusa) -- O Brasil registou 52.035 infeções provocadas pelo novo coronavirus nas últimas 24 horas, superando a marca de 8 milhões de contaminados na pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde.

O país totalizou 8.013.708 casos notificados de covid-19 desde 26 de fevereiro, quando o primeiro diagnostico positivo foi registado no território brasileiro.

O Brasil superou a marca de 200 mil mortos na quinta-feira. Com 962 óbitos registados em 24 horas, o país registou 201.460 vítimas mortais.

O Governo brasileiro também informou que 7.114.474 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto que 697.774 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico.

Os Estados de São Paulo (48.029), Rio de Janeiro (26.480) e Minas Gerais (12.469) têm o maior número de óbitos provocados pela pandemia no país.

Considerando o número de casos, São Paulo (1.528.952), Minas Gerais (552.104) e Santa Catarina (515.219) são, respetivamente, os que somam mais infeções até agora.

Nesta sexta-feira, o juiz Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal (STF) decidi de forma provisória que o Governo central não pode requisitar seringas e agulhas compradas pelo estado de São Paulo.

A medida foi tomada depois que insumos vendidos pela empresa Becton Dickson ao governo de São Paulo foram requisitados pelo Ministério da Saúde.

Lewandowski determinou também a devolução de qualquer material que já tenha sido entregue ao Governo brasileiro em 48 horas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

CYR // JLS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.