Covid-19: Hospital das Forças Armadas aumenta oferta para doentes do SNS

| País
Porto Canal com Lusa

(NOVO TÍTULO E CORREÇÃO DOS DOIS PRIMEIROS PARÁGRAFOS) Lisboa, 08 jan 2021 (Lusa) -- O polo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas (HFAR) vai ampliar a oferta de camas, em enfermaria e cuidades intensivos, para doentes com covid-19 do Serviço Nacional de Saúde.

Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional anunciou hoje o aumento da oferta, já a partir da próxima semana, para uma "capacidade de resposta até 60 camas de internamento em enfermaria e seis de cuidados intensivos".

Tanto em Lisboa como no Porto, o HFAR já recebeu e tratou cerca de 500 doentes com covid-19 desde março.

"O HFAR irá reforçar também as suas equipas de profissionais de saúde, com médicos e enfermeiros provenientes dos diferentes Ramos das Forças Armadas", lê-se no texto, que acrescenta que foram dadas ordens ao Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) para aumentar "o nível de prontidão das estruturas de apoio de retaguarda militares, nas regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo".

Portugal registou hoje o maior número de doentes internados devido à covid-19, 3.451, no dia em que também foram atingidos novos máximos de mortes e infeções.

Segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), a centena de óbitos foi hoje ultrapassada, com 118 mortos relacionados com a covid-19, doença que levou ao internamento de 3.451 pessoas, tendo sido também registados mais 10.176 novos casos de infeção, os valores diários mais elevados desde o início da pandemia, em março de 2020.

O estado de emergência foi renovado até 15 de janeiro e ficou proibida a circulação entre concelhos do continente, entre as 23:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira.

Foi ainda decretado que em 253 concelhos do continente os habitantes estão sujeitos a recolher obrigatório e consequente proibição de circulação na via pública no sábado e no domingo a partir das 13:00 e até às 05:00 do dia seguinte.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

(CORRIGE O TÍTULO ANTERIOR: "Covid-19: Hospital das Forças Armadas convertido em unidade de campanha"

(NOVA VERSÃO PARA CORRIGIR O PRIMEIRO E SEGUNDO PARÁGRAFOS, ESPECIFICANDO QUE O HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS AMPLIA A OFERTA PARA DOENTES COVID-19 DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, MAS NÃO É CONVERTIDO NUMA NOVA UNIDADE)

 

HPG // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.