Covid-19: CGTP e UGT defendem garantias para trabalhadores e melhores transportes

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 jan 2021 (Lusa) -- As duas centrais sindicais defenderam hoje a necessidade de garantir os empregos e os salários perante a possibilidade de endurecimento das medidas para reduzir a propagação da pandemia de covid-19 e apontaram os transportes públicos como fonte de contágio.

A posição da CGTP e da UGT foi assumida após uma reunião de concertação social, convocada de emergência pelo Governo, que admitiu aos parceiros sociais a possibilidade de endurecimento das restrições para travar o crescimento número de infetados, que tem vindo a bater recordes nos últimos dias.

Face à possibilidade de novo confinamento idêntico ao de abril, a CGTP manifestou ao Governo a sua preocupação relativamente aos empregos e às remunerações dos trabalhadores.

"Dissemos ao Governo que existe uma necessidade imperiosa de manter o emprego e proteger os trabalhadores que o perderam na sequência da pandemia e ao mesmo tempo garantir as suas remunerações para que possam manter as condições de vida e contribuir para a melhoria da economia", disse à agência Lusa Ana Pires, da comissão executiva da CGTP.

A sindicalista manifestou ainda preocupação relativamente às condições de saúde e segurança em vigor nos locais de trabalho, nomeadamente a insuficiência de equipamentos de proteção individual contra a covid-19, e relativamente às condições de deslocação dos trabalhadores.

"Os transportes públicos, essenciais para os trabalhadores se deslocarem para os respetivos locais de trabalho, continuam a ser um problema nesta fase de pandemia, porque são insuficientes e não garantem o distanciamento necessário", afirmou Ana Pires.

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, também referiu que os transportes públicos "andam cheios", não garantindo o distanciamento e facilitando o contágio.

Carlos Silva gravou um pequeno vídeo que enviou aos jornalistas onde desafiou o Governo e as empresas a voltarem-se de novo para o teletrabalho como forma de travar a pandemia.

Segundo o sindicalista, face ao aumento de casos de infeção por covid-19 verificado nos últimos dias, ultrapassando os 10.000 casos diários, a UGT "aceita o endurecimento das medidas para reduzir a propagação da pandemia".

Carlos Silva manifestou "a total disponibilidade e apoio da UGT a medidas de apoio aos trabalhadores e às empresas", desde que não prejudiquem os trabalhadores nem contribuam para a estagnação da economia.

A CGTP e a UGT defenderam ainda a necessidade de reforçar devidamente o Serviço Nacional de Saúde e de valorizar os seus profissionais.

RRA // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.